Cidades

Levantamento revela que mais da metade dos adultos de Macapá e

Segundo o Ministério da Saúde, índice de 52%; média brasileira é de 52,5%



Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que mais da metade das pessoas adultas em Macapá está acima do peso. O índice alcançou 52%, segundo a pesquisa. A média brasileira ficou em 52,5%. O percentual de Macapá foi considerado dentro da média entre as 26 capitais e Distrito Federal. A cidade com maior percentual foi Manaus (56%) e a menor São Luís (46%).

Os números são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014. O estudo coletou informações com base em 41 mil entrevistas nos 26 estados e Distrito Federal.

Os dados são divulgados anualmente pelo ministério, desde 2006, e revelam um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física.

O estudo também avaliou o percentual de pessoas acima de 18 anos com obesidade. Em Macapá, a pesquisa apontou que 19% são obesos. O menor índice foi registrado em Florianópolis, com 14%, e o maior em Campo Grande, com 22%.

Além da condição física, o Ministério da Saúde mostrou como está o índice de colesterol em adultos nas capitais brasileiras, item considerado como um dos causadores das doenças relacionadas ao excesso de peso, a exemplo da diabetes. Macapá registrou colesterol alto em 18% das pessoas acima de 18 anos. Aracajú apareceu no topo do ranking, com 27%. Cuiabá ficou na lanterna ao registrar 15%.

Apesar de Macapá ocupar as primeiras posições entre as capitais com índices elevados de excesso de peso, por outro lado, a cidade ficou entre as dez primeiras na prática de exercícios físicos. 39% dos adultos disseram fazer atividades no tempo livre. São Paulo (30%) e Florianópolis (47%) têm o menor e maior índice no item, respectivamente.


Deixe seu comentário


Publicidade