Cidades

Levy admite que Brasil pode ter um trimestre de PIB negativo

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o país pode enfrentar um trimestre de contração



 

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o país pode enfrentar um trimestre de contração na economia, em razão do período de ajuste fiscal adotado por sua equipe econômica. A declaração foi feita a veículos de imprensa, entre eles a GloboNews, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

“A gente pode ter um trimestre de recessão, e isso não quer dizer nada em relação ao crescimento. Tivemos trimestres de recessão recentemente. A gente teve recessão, deu uma melhorada e é muito provável que a gente vai continuar subindo”, afirmou o ministro.

Horas após a declaração, o ministro informou, por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, que usou de forma inadequada a palavra “recessão”. O termo correto, segundo a assessoria, seria “contração”.

De acordo com Levy, o importante é o que está sendo feito para obter uma base sólida nas finanças públicas, para que as empresas retomem a confiança e saibam das condições gerais do país para poder assumir riscos. “Principalmente para a investidor internacional, é importante ele saber que a gente está trabalhando não para o curtíssimo prazo, não procuramos fazer remendo. Estamos arrumando para ter um crescimento sólido”, disse.

Aumento de impostos
Sobre as medidas de aumento de impostos nos combustíveis e nas operações de crédito, Levy afirmou que está tomando “medidas anti-cíclicas”, a exemplo do que acontece com outros parceiros comerciais, como os Estados Unidos.

O ministro também disse que os preços do petróleo no patamar de US$ 50 podem ser bons para o Brasil. “Baixo custo significa mais crescimento, vamos exportar mais. Um dos problemas no último ano é que o comércio mundial enfraqueceu. Isso vai ser bom para o Brasil”.

Levy disse acreditar que a Petrobras terá menos lucros com a baixa cotação do Petróleo, embora este patamar não ajude a situação fiscal do pais, em sua opinião. “Mas isso pode ajudar a economia global a retomar o ciclo de crescimento e é algo positivo para o Brasil”.


Deixe seu comentário


Publicidade