Cidades

Lewandowski discute com Papa Francisco o ‘papel do Judiciário’

Judiciário e Religião



 

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, se reuniu com o Papa Francisco, em uma audiência privada no Vaticano. De acordo com a assessoria do STF, ao longo dos cerca de 20 minutos do encontro, os dois trocaram impressões sobre o papel do Judiciário na promoção da justiça e da paz social, na garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana e na realização de objetivos de desenvolvimento sustentável.

O papa Francisco e Lewandowski também trataram, na audiência, sobre a conjuntura do Brasil e da região sul-americana. Na conversa, o pontífice destacou a “necessidade se garantir a progressiva melhoria das condições de vida nos países da América Latina, sobretudo para os grupos sociais mais frágeis e desassistidos.”

O papa, de acordo com a assessoria do Supremo, destacou ainda a necessidade de se conciliar o desenvolvimento social com a proteção ao meio ambiente. Além da reunião com o pontífice, o presidente do STF se reuniu nesta quarta com o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, com quem falou sobre a “importância da garantia ao pluralismo”, num momento em que a “radicalização social, política e religiosa” aflige a comunidade internacional.

Rainha da Inglaterra
O presidente do STF embarca nesta sexta (19) para o Reino Unido. A primeira agenda pública, na próxima segunda (23), será um encontro com parlamentares brasileiros e britânicos, seguido por uma audiência com a rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham.

Na terça (24), Lewandowski almoça com o presidente da Suprema Corte britânica, Lord Neuberger. No mesmo dia, ele fará uma palestra no fórum Global Law Summit, promovido pelo secretário de Estado de Justiça do Reino Unido. À noite, o presidente do STF terá um jantar com o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.


Deixe seu comentário


Publicidade