Cidades

Licitação do transporte público de Macapá será nesta sexta, (20)

Concorrência será do tipo menor preço, podendo participar dos consórcios empresas que sejam do segmento do transporte


A Prefeitura de Macapá realiza nesta sexta-feira (20), às 10h, no auditório da Unidade Integrada Sesi/Senai A Banda, o processo licitatório para a contratação de empresas que prestarão serviços de transporte público na capital.

O certame vai garantir a circulação de 180 novos ônibus, equipados com tecnologia que permitem que o usuário faça o acompanhamento do trajeto em tempo real, garantindo assim mais conforto e pontualidade nos horários e segurança à população.

“A partir desta licitação, vamos trabalhar com aplicativo para que o usuário de transporte coletivo saiba o tempo que o ônibus leva para chegar no lugar que deseja. Será algo parecido com os carros de aplicativo, no qual você vê a rota que o motorista traça”, disse o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo.

O anúncio da primeira licitação do transporte público da capital foi feito em abril, pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan. A licitação será dividida em dois blocos de operação. O primeiro atenderá as demandas dos moradores das zonas norte e oeste, e o segundo será direcionado aos munícipes das zonas sul e sudoeste.

Juntos, os blocos devem melhorar o sistema de transporte coletivo urbano com a adesão do bilhete único e o sistema de monitoramento dos veículos, com viagens, horários e rotas, como também dar clareza ao movimento de passageiros, sistema que atualmente é gerenciado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap). “É uma licitação com muitos detalhes e vem se arrastando há anos, mas não vamos desistir e vamos trabalhar até o fim. Queremos trazer esses ônibus para a melhoria da população”, disse Andrey.

A Sessão Pública de Abertura da Concorrência n° 03/2022- CEL/SEGOV/PMM será do tipo menor preço, podendo participar dos consórcios, empresas que sejam do segmento do transporte.

O presidente explica que a concessão do serviço será pelo prazo que atenderá o investimento feito pelas operadoras vencedoras dos lotes, e que poderá ser prorrogado somente uma vez por um único período. “É importante ressaltar que para evitar conflitos de interesses, a empresa que concorrer para a gestão do sistema financeira não poderá participar da concorrência para o transporte público. Da mesma forma que a empresa que participar da licitação do transporte, não poderá concorrer no processo licitatório de gestão financeira, cabendo a elas a escolha de somente uma opção”, reforça o gestor.


Deixe seu comentário


Publicidade