Cidades

Lixo é responsável por proliferação do Aedes aegypti

Em Macapá



 

O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) em 2015 apontou redução no número de casos de dengue em Macapá. O estudo, no entanto, mostrou que o principal motivo da infestação do mosquito na capital amapaense ainda é a falta de educação ambiental da população. Pouco mais de 47% dos criadouros do inseto estão no lixo domiciliar, a exemplo de garrafas plásticas.

Outro fator responsável pela infestação do mosquito, que é o abandono de pneus em borracharias, correspondendo a 20% dos criadouros na capital amapaense. O LIRAa ainda apontou que dos 58 bairros visitados em Macapá, 38 apresentaram resultado de baixo risco para infestação do mosquito Aedes aegypti. Doze bairros receberam avaliação de médio risco, e oito alto risco de infestação.

“Vamos intensificar os trabalhos de conscientização com a população porque a maioria dos criadouros está no próprio quintal do morador. Esse trabalho já está sendo realizado nos bairros com maiores infestações”, disse Silva.


Deixe seu comentário


Publicidade