Cidades

Macapá fortalece políticas públicas com participação social durante conferência municipal das mulheres

Evento reuniu poder público e sociedade civil para debater estratégias que garantam mais igualdade, representatividade e direitos para as mulheres


 

Nesta segunda-feira (28), aconteceu a 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. O encontro aconteceu no auditório da 10ª Zona Eleitoral, na Zona Norte da capital, das 8h às 18h, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais e mulheres de diversas comunidades.

 

Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC) e pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), o evento teve como objetivo avaliar, monitorar e propor novas estratégias para o fortalecimento da Política Municipal dos Direitos das Mulheres em Macapá.

 

Durante a programação, os debates se concentraram em cinco eixos temáticos: saúde da mulher; autonomia econômica; participação feminina em espaços de poder e decisão; educação, cultura e comunicação antirracista; e direito ao território e sustentabilidade. As propostas apresentadas foram debatidas em grupos e priorizadas em plenária para compor o relatório final do evento.

 

 

Esse relatório servirá como um diagnóstico das condições de vida das mulheres nos territórios, apontando suas principais demandas, sobretudo nas áreas da saúde, economia, educação, participação política e acesso à cidade.

 

A secretária municipal da Mulher, Fausta Vasconcelos, destacou o papel da conferência na escuta ativa e na construção coletiva de políticas públicas. “Aqui vamos tratar assuntos de mais igualdade, mais saúde e mais segurança, onde tiraremos a ansiedade e os desejos das nossas mulheres de Macapá e mostraremos o nosso poder”, afirmou Fausta.

 

Para Matukuse Tiriyo, jovem estudante indígena e participante do evento, a conferência representou um espaço essencial para o fortalecimento da voz das mulheres indígenas. “Eu estou muito feliz por estar aqui participando desse momento, pois é de extrema importância para nós mulheres e principalmente para eu que sou estudante indígena e que luto pelos meus direitos”, declarou.

 

 

O encontro reforça o compromisso do município com o diálogo permanente e com o fortalecimento de uma rede de proteção, autonomia e valorização das mulheres em todas as suas diversidades.

 


Deixe seu comentário


Publicidade