Cidades

Macapá oferta dose de reforço da vacina Janssen neste sábado (15)

O imunizante estará disponível em pontos fixos e drive-thru.


Neste sábado (15), a vacinação contra Covid-19 em Macapá segue para qualquer pessoa de 12 a 17 anos e o público geral acima dos 18 anos. Os imunizantes Astrazeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen estarão disponíveis em pontos fixos e drives-thru. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que apenas os pontos nas Unidades Básicas de Saúde estão suspensos, em razão do treinamento das equipes para a nova estratégia de imunização relacionada às crianças da capital.

 

Nos locais de imunização também será ofertada a vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo.

 

Para receber qualquer vacina é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para as pessoas com comorbidade, é necessário apresentar um laudo que comprove a sua condição.

 

Confira os pontos de vacinação

Os dois imunizantes estarão disponíveis nos pontos de drive-thru localizados na Praça Floriano Peixoto, Zerão e Curiaú. Além destes locais, a Prefeitura de Macapá disponibilizará as vacinas no Amapá Garden Shopping, Macapá Shopping e Villa Nova Shopping. O funcionamento ocorrerá das 9h às 15h.

 

Pontos extras

As vacinas Tríplice Viral e contra Covid-19 também estarão disponíveis no Bioparque da Amazônia e no Mercado Central de Macapá, através de uma parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde no Amapá (SVS/AP).

 

No Bioparque a vacinação ocorre de quarta a domingo, das 13h às 17h, por tempo indeterminado. Já no Mercado, a ação segue até dia 16 de janeiro, das 14h às 20h.

 

Públicos atendidos contra Covid-19

1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;

2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo há 21 dias;

2ª dose de Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas;

2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento e

3ª dose: público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

 

Intervalo entre doses dos imunizantes contra Covid-19

1ª e 2ª dose

O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é de 21 dias para público em geral e pessoas imunossuprimidas, entre a D1 e a D2. A D2 de Astrazeneca segue sendo aplicada com oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da CoronaVac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

 

2ª e 3ª dose

O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose é de 4 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D2 e a D3.

 

O público que receberá a 2ª dose deverá apresentar a carteira de vacinação com indicação da aplicação da primeira dose. Já o público apto a aplicação da 3ª dose do imunizante deverá ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.


Deixe seu comentário


Publicidade