Macapá tem mais de 42,2 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo
Beneficiários receberam vale que permitia recarregar botijão nas revendedoras credenciadas, ontem, 26 de janeiro

Segundo informações procedentes do governo federal, o Programa Gás do Povo abriu nessa segunda-feira, 26, mais uma etapa de implementação com a previsão de que em março todos os municípios do país serão atendidos pela medida.
O programa atende, somente em Macapá, mais de 42,2 mil famílias, por meio do fornecimento gratuito do vale para recarregar o botijão de gás de cozinha. Neste mês em curso, o programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), chega a famílias de 17 capitais brasileiras.
Com o marco de dez mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa. Com isso, praticamente todas as famílias contam com uma revenda a até dois quilômetros de sua residência.
A previsão é de que o Gás do Povo esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) em todos os 5.571 municípios estarão contemplados. Além do MME e do MDS, a iniciativa envolve a Caixa.
“É uma política que leva dignidade, saúde e segurança alimentar a milhões de famílias. Em março, o programa estará em todos os municípios do país, e vai consolidar o maior programa de promoção do cozimento limpo do mundo”, diz o ministro de minas e energia, Alexandre Silveira.
O ministro Wellington Dias (MDS) destaca o impacto social e econômico do programa no orçamento das famílias de baixa renda: “O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”.
Quem tem direito
Para ser elegível, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Além disso, é essencial que o CPF do Responsável Familiar esteja regular, e que o cadastro não apresente pendências como Averiguação Cadastral ou indício de óbito.
Outras alternativas
Há outras três formas de uso do vale para que as famílias atendidas tenham mais condições de acesso ao programa, considerando, por exemplo, casos de pessoas sem acesso à internet ou celular: » Cartão do Programa Bolsa Família (com chip), Cartão de débito da Caixa; informar CPF do Responsável Familiar na maquininha do cartão, a Azulzinha, ou no aplicativo Azulzinha Aproxima na revenda e receber o código via SMS no celular.
Operação
A Caixa oferece o sistema para adesão das revendedoras desde 23 de outubro de 2025. Para participar, as empresas devem estar cadastradas na ANP, em situação regular junto à Receita Federal, ter conta corrente PJ na Caixa e usar a azulzinha como meio de pagamento. A Caixa também é responsável por operacionalizar o benefício e validar os meios de acesso.
Deixe seu comentário
Publicidade
