Maior morcego das Américas é fotografado em caverna no Amapá
Morcego Vampyrum spectrum foi fotografo em dezembro de 2021, na Vila Uruá, na cidade de Itaubal, no Amapá

Cleber Barbosa
Da Redação
Uma bióloga conseguiu fotografar um Vampyrum spectrum, considerado o maior morcego das Américas. O registro ocorreu no dia 5 do mês passado, durante uma incursão de um grupo de pesquisadores em uma caverna da cidade amapaense de Tartarugalzinho, a 163 quilômetros de Macapá.
A autora da imagem foi Jennifer Barros, gerente do Programa Brasil da ONG Bat Conservation International, que trabalha em prol da conservação de morcegos.
O animal foi fotografado em meio à inspeção de uma caverna, num terreno particular, onde se suspeitava haver uma grande colônia de outras espécies. O flash acabou sendo ativado por um sensor de movimento.
“Na hora que consegui a foto, eu estava fazendo a amostragem de uma das cavernas, onde realizamos filmagens, para que por meio de um software fizéssemos a contagem de quantos morcegos vivem lá”, relembra ela. “Era o segundo dia de trabalho quando fui pega de surpresa pela aparição dele.”
Expand article logo Continuar lendo
Na avaliação dela, o animal provavelmente estaria caçando alguma presa essa espécie é carnívora e se alimenta de aves, roedores, pequenos marsupiais e outros morcegos.
Outros pesquisadores, segundo a bióloga, também notaram a presença do V. spectrum em razão de seu tamanho.
A espécie é identificada principalmente por sua dimensão, que pode variar entre 70 centímetros e um metro de envergadura, e por apresentar orelhas grandes, longas e arredondadas, além de focinho mais robusto, longo e estreito que o de outros morcegos.
Deixe seu comentário
Publicidade
