Cidades

Mais de 27 mil pessoas são imunizadas no Dia D de Vacinação

É priorizada a idosos, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos e gestantes



 

Durante o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, realizado no sábado, 9, a Prefeitura de Macapá imunizou 27.400 pessoas. A ação aconteceu em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), até às 17h, e em mais quatro postos volantes. A vacina é direcionada para idosos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

Na UBS Infraero II, além da vacinação, a Coordenação Municipal de Saúde da Pessoa Idosa promoveu sessões de massoterapia em parceria com o Sesc, acompanhamento nutricional e testes de glicemia. A aposentada Maria Bertoliza, de 75 anos, aproveitou bem a programação. “Todo ano venho me vacinar, mas este ano aproveitei para fazer uma massagem que na minha idade é muito bem-vinda, porque alivia as dores que comecei a sentir com o avançar da idade”.

O aposentado Felix Correia reconhece a importância da vacina, e contou que graças a sua assiduidade nas campanhas de vacinação pode se ver livre da gripe. “Desde que comecei a tomar a vacina nunca mais fiquei gripado, já fazem pelo menos sete anos que não sei o que é ficar de cama por causa da gripe”.

Isso porque a vacina contra a gripe agora imuniza a população contra três tipos do vírus Influenza, que é responsável pela doença. “Este ano, a vacina protege contra três tipos de vírus, e totalmente segura. A grande procura que tivemos nas unidades de saúde mostra o quanto a população está atenta aos riscos da gripe e compreendendo a importância da imunização”, ressaltou a coordenadora municipal de Imunização, Jorsete Cantuária.

A vacina contra a gripe estará disponível em todas as UBS’s até o dia 22 de maio. As únicas contraindicações à vacina são para pessoas com alergia ao ovo de galinha e para os que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.


Deixe seu comentário


Publicidade