Cidades

Mais de 35 mil idosos já utilizam o cartão de passe livre nos ônibus

Os cartões começaram a ser emitidos em 2016.

Compartilhe:

Mais de 35 mil idosos já receberam gratuitamente o cartão de passe livre emitido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap).

Embora o passe livre seja garantido aos membros da terceira idade por meio de lei federal, com a simples comprovação da idade, os cartões ajudaram em vários aspectos. O primeiro deles foi garantir que os idosos passassem pela “roleta” e pudessem escolher seus assentos e não somente aqueles da parte dianteira dos veículos destinados a prioridades.

Outro benefício foi mensurar o número de idosos que utilizam o transporte coletivo e traçar um perfil desse passageiro. Muitos deles nem residem em Macapá mas vem a capital com frequência, como é o caso de pessoas que fazem tratamento médico ou ribeirinhos que vem com frequência fazer o comércio de produtos.

Desde 2016, o Setap implantou o sistema de biometria facial e isso também garantiu que o passe livre para idosos seja utilizado somente pelo próprio beneficiário. Antes do sistema, chegavam a ocorrer uma média de 300 apreensões de cartões por uso indevido (sendo usado por terceiros) do benefício de meia-passagem e das gratuidades previstas em lei. Hoje a média de tentativas de fraude não ultrapassa 30 casos. O que é uma grande conquista, considerando que diariamente o sistema transporta 105 mil passageiros.

Para obter o cartão do passe livre para idosos basta que a pessoa se dirija ao posto do Setap localizado na avenida Padre Júlio entre Tiradentes e General Rondon munido de sua carteira de identidade. Não precisa levar foto e o cartão é entregue no mesmo dia.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *