Cidades

Mais de 6 mil crianças comparecem em dia D de vacinação contra sarampo

Das 6.049 crianças que compareceram, mais da metade, 4.773, já estavam com o esquema de vacinação completo, não necessitando de nova dose. Já 1.276 menores de cinco anos precisaram ser vacinados.

Compartilhe:

No último sábado, 19, mais de 6 mil pessoas compareceram às Unidades Básicas de Saúde para o dia D de vacinação contra o sarampo. Durante esse dia, a Prefeitura de Macapá manteve todas as UBS’s funcionando até as 17h, além de pontos fixos de vacinação em conjuntos habitacionais e algumas escolas.

A campanha, que iniciou dia 7 de outubro, segue até 25 do corrente mês para as crianças de seis meses a menores de cinco anos. De acordo com a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária, o movimento tem sido tranquilo, pois a maioria das crianças está com a caderneta atualizada. “De modo geral, o movimento nas unidades tem sido tranquilo. Por se tratar de uma vacina que já fazia parte da rotina do calendário de vacinação, a maior parte das crianças está vacinada. Agora, as unidades voltam a atender de acordo com o cronograma, que segue para os pequenos até 25 de outubro”, informou.

O técnico de informática Ronaldo da Conceição aproveitou a folga no sábado para imunizar a pequena Jéssica, de 4 anos. “Durante a semana fica difícil trazê-la até a unidade, e o sábado é a oportunidade que tenho. Ela não queria vir, chorou, mas conversei que esse, na verdade, é um grande bem que estou fazendo, que é mantê-la livre de uma doença tão perigosa”, disse.

Após os menores, será a vez dos adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta em dia. Eles terão de 18 a 30 de novembro para se vacinar. A única contraindicação para a vacina contra o sarampo é para crianças vacinadas contra a doença há menos de 30 dias. Somente após esse período é que poderá receber uma nova dose.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *