Cidades

Mais de 90% dos óbitos de Covid foram de pessoas obesas, diz médico amapaense

Vinícius Reis lembra ainda que Macapá é a terceira capital com maior índice proporcional de pessoas acima do peso em todo o Brasil.


Cleber Barbosa

Da Redação

 

Cirurgião dos mais conceituados no Amapá, o médico Vinícius Reis foi ao rádio prestar informações sobre a retomada das cirurgias eletivas – as programadas – que haviam sido suspensas no auge da crise da pandemia do novo Coronavírus. Em entrevista ao programa Café com Notícias, na Diário FM (90,9) ele chamou atenção para o fato de que a grande maioria dos óbitos de Covid-19 está relacionada a pacientes obesos, portanto do grupo de risco.

Para o especialista, foi duplamente desafiador lidar com o problema da interrupção da programação das cirurgias como de bariátrica – uma necessidade imperiosa para que os pacientes melhorem seus parâmetros clínicos. “

O médico também explicou que durante a após a pandemia a situação da demanda reprimida ficou mais crítica acrescida dos pacientes oncológicos que também deixaram de ser operados, pois essas intervenções são consideradas eletivas – e não de emergência. “O resultado disso foi que hoje esses pacientes se apresentam para cirurgia em pior estado possível, os pacientes que teriam uma cirurgia programa voltam agora em crise, gerando casos de urgências e emergências de algo que era programado”, ponderou.

Além disso, o próprio retorno das cirurgias eletivas requer todo um protocolo de marcação de consultas para avaliações, algo que também segue um rito para que se evite aglomerações, assim como o estágio seguinte da realização de exames pré-operatórios.

 

Ranking
Ainda segundo o especialista, todos os dados que fazem o controle da pandemia do Covid-19 apontam que entre os pacientes adultos o acometimento do novo Coronavírus é superior a 90% em sobrepeso ou obesidade, com Macapá figurando como a terceira capital do país com maior proporção de obesos. “Essa vulnerabilidade em que o obeso se expõe, e a obesidade é uma doença mundial, endêmica até, são características semelhantes também a Covid, o problema é que os pacientes obesos são mais vulneráveis sempre, sempre. Quando enfrentamos uma patologia de tamanha agressividade e com a imunidade baixa quem está com mais força ganha e infelizmente a Covid ganhou mais”, disse o médico.


Deixe seu comentário


Publicidade