Cidades

Mais de mil quilos de resíduos são coletados em seis dias de Expofeira

Mais de 1073 quilos de resíduos foram coletados. A iniciativa visa conscientizar e promover a conservação do meio ambiente, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá


 

Nos seis primeiros dias da 54ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado recolheu mais de nove toneladas de resíduos sólidos por meio da coleta seletiva no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a conservação e incentivar a educação ambiental.

 

O trabalho consiste no recolhimento de materiais como vidro, plástico, metal e resíduos orgânicos. A coleta seletiva é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

 

“Incentivar a educação ambiental e a economia circular é uma das prioridades da atual gestão. Os resíduos coletados deixarão de ir para o lixão de Macapá e se transformarão em novos produtos, impactando diretamente ações de conservação ambiental”, destacou Edivan Andrade, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec).

 

 

Para a realização da coleta seletiva, foram contratadas empresas amapaenses especializadas na gestão de resíduos sólidos como a Vitrum, que reaproveita garrafas de vidro para produzir areia.

 

“Para aumentar a eficiência desse trabalho, além de coletar o material descartado nas lixeiras, a nossa equipe também está pegando os resíduos deixados nos estabelecimentos de entretenimento, praças de alimentação e nas vias públicas do evento”, destacou Janaína Silvestre, CEO da Vitrum.

 

Foram coletados 932,7 quilos de resíduos reciclados, 88,9% de taxa de reciclagem e a ação alcançou mais de duas mil pessoas durante o evento.

 

Atualmente, cerca de 50 profissionais estão atuando, direta ou indiretamente, na coleta de resíduos sólidos na Expofeira e a expectativa é de que mais de 20 toneladas de materiais sejam recolhidos até o final da feira.

 


Deixe seu comentário


Publicidade