Mais Sorriso recebe crianças e adolescentes autistas na 54ª Expofeira
Ação reforça a inclusão na programação da maior feira de negócios da Amazônia e ainda orienta sobre cuidados com a saúde bucal; iniciativa contou com apoio da Secretaria de Assistência Social

Cerca de 20 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) viveram um momento de aprendizado, diversão e acolhimento ao conhecerem o espaço do programa Mais Sorriso dentro da 54ª Expofeira do Amapá, no Parque e Exposições da Fazendinha, na sexta-feira, 5. Com brincadeiras e atividades lúdicas, eles receberam orientações de como cuidar da saúde bucal.
O governador Clécio Luís fez questão de acompanhar o grupo e relaxar junto à criançada. Ele destacou que o Mais Sorriso, idealizado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, já percorre comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas, mas que na feira ganhou um significado especial.
“Hoje oferecemos um atendimento voltado para crianças autistas, garantindo inclusão e cuidado. É emocionante ver os resultados desse trabalho, que também atende agricultores, trabalhadores e visitantes da Expofeira”, ressaltou.
No espaço do Mais Sorriso, os visitantes participaram do escovódromo, brinquedoteca e tiveram acesso aos trailers odontológicos, acompanhados por especialistas. Priscilla Flores, explicou a importância dessa vivência.
“As crianças aprendem de forma lúdica sobre saúde bucal, recebem kits e orientações. Muitas têm sensibilidade à escovação, por isso mostramos cada etapa do processo para ficarem mais habituadas e tenham menos desconforto. Transformar isso em brincadeira faz toda a diferença”, pontuou a idealizadora do programa.
A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, reforçou que o espaço está preparado para orientar e acolher famílias e tem sido um sucesso nesta 54ª edição da Expofeira, trazendo um espaço criativo e atraente.
“Além dos trailers totalmente equipados, temos a brinquedoteca e o escovódromo, onde as crianças aprendem na prática a escovação correta. É uma iniciativa que une cuidado, lazer e informação em um só lugar”, concluiu.
A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que disponibilizou abafadores auriculares para garantir maior conforto sensorial às crianças. Para o secretário Hugo Paranhos, essa iniciativa transforma o evento.
“Estamos tornando a Expofeira um espaço de inclusão. Com os abafadores, as crianças autistas podem circular com mais conforto e participar das atividades. É um jeito de unir conhecimento, diversão e acolhimento em um ambiente acessível”, afirmou.
Saúde na Expofeira
Para garantir total assistência ao público, a Sesa organizou dois postos de atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente das 18h até o encerramento da programação. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, estarão de plantão. A estrutura conta ainda leitos de observação e atendimento farmacêutico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atua com duas ambulâncias de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
Deixe seu comentário
Publicidade




