Cidades

Mais Visão: Governo leva programa à Calçoene; 750 cirurgias marcadas

Procedimentos de catarata e pterígio serão realizados em Macapá. Neste sábado, 19, a ação de triagem segue para o município de Amapá.


Foto: Karla Santos

Nesta sexta-feira, 18, o programa Mais Visão realizou no município de Calçoene triagens para cirurgias de catarata e pterígio. A ação, que seguiu todas as orientações de prevenção contra covid-19, ocorreu na escola estadual Profº Silvio Elito de Lima Santos e atendeu 360 moradores do município.

Foram marcadas 750 cirurgias de catarata e pterígio, sendo que cada paciente pode realizar mais de um procedimento. As cirurgias oftalmológicas serão realizadas no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), em Macapá.

Benedito dos Santos Gurjão, de 51 anos, ficou sabendo da ação minutos antes de realizar a avaliação ocular que vai mudar seu cotidiano no trabalho de vigilante. O procedimento para raspagem do pterígio, conhecida popularmente como “carne crescida”, que embaça a visão de Benedito, já tem data marcada.

Saber que eu vou me livrar desse incômodo de anos é um alívio. Acredito que essa cirurgia vai me trazer uma melhora no cotidiano e vai refletir em tudo na minha vida. Só tenho a agradecer”,  comemorou o vigilante.

De acordo com o superintendente de ação em saúde, Wenderson Leite, a ação de triagem assegurou maior comodidade aos moradores com dificuldade de mobilidade devido à pandemia e outras situações externas.

Quando realizamos essas ações no município, o paciente não precisa se deslocar duas ou mais vezes para a capital. Chegamos aqui e realizamos os atendimentos necessários de uma vez só, então o paciente já sai da avaliação sabendo o dia e horário do procedimento que ele necessita fazer“, completou o superintendente.

Neste sábado, 19, a ação de triagem segue para o município de Amapá e será realizada na escola estadual Vidal de Negreiros, das 8h às 16h.

Mais Visão

O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual.

Em 8 meses, o Mais Visão já realizou mais de 150 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e atendimentos e acompanhamento pós-cirúrgico. Foram 20 mil cirurgias de catarata, mais de 3 mil de pterígio e 2 mil procedimentos de YAG laser, que é a limpeza da lente de pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata.

O programa Mais Visão já está na segunda fase e foi ampliado para novos 17 procedimentos como o de catarata congênita, que começou a ser realizado pela primeira vez na rede estadual de saúde e irá beneficiar mais de 40 crianças e adolescentes que aguardavam pela cirurgia.

O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, a caravana de saúde já passou por Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari. Em Macapá o trabalho já se concentrou no Super Fácil da Zona Norte e no Conjunto Macapaba, onde vivem mais de 25 mil pessoas.

Estão agendadas para os próximos meses 16.128 mil cirurgias de catarata e pterígio e a limpeza de lente dos pacientes que já foram submetidos a cirurgia de catarata.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe seu comentário


Publicidade