Cidades

Mais Visão: programa realizou mais de 37 mil atendimentos no Vale do Jari

Procedimentos oftalmológicos foram executados pelos mais de 70 profissionais envolvidos na ação


Foto: Ascom SESA

O Mais Visão, programa do Governo do Estado, realizou 37.475 atendimentos entre 21 de julho e 31 de outubro, no município de Laranjal do Jari. A equipe, composta por mais de 70 profissionais, executou procedimentos cirúrgicos como os de catarata, pterígio e limpeza ocular. A ação acolheu os moradores de todo o Vale do Jari, que engloba as cidades de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, no Amapá, e localidades paraenses como Almeirim.

De acordo com o setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Hcal), os profissionais do Mais Visão concluíram 4.848 cirurgias de catarata, 2.566 de pterígio e 3.200 de Yag laser, que é a limpeza da lente de pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata. O restante do quantitativo de atendimentos é referente a consultas, demais correções cirúrgicas e testagem para covid-19, necessária para que o paciente seja atendido.

As cirurgias de catarata e pterígio foram feitas numa estrutura montada na Secretaria Municipal de Assistência Social de Laranjal do Jari, contendo três salas cirúrgicas, sendo uma para pterígio e duas para catarata; duas salas para exames, três ambientes para consultas e um espaço de estabilização para possíveis casos de emergência.

Para o superintendente de atenção à saúde, Wenderson Leite, a campanha foi bem-sucedida e sanou as principais demandas oftalmológicas dos moradores do Vale do Jari e municípios adjacentes.

Ficamos em Laranjal do Jari durante o tempo necessário para oferecer aos moradores o melhor serviço oftalmológico possível. O Mais Visão fez um acompanhamento pré e pós-operatório de todos que realizaram algum tipo de procedimento, o que representa um atendimento de alta qualidade”, afirmou o superintendente.

Os casos de média e alta complexidade, como os de catarata congênita e vitrectomia, foram encaminhados para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), sede do Mais Visão em Macapá.

 

Mais Visão

O programa é uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual.

Em 1 ano e 2 meses, o Mais Visão realizou mais de 232 mil atendimentos no Amapá, entre consultas, cirurgias e acompanhamento pós-cirúrgico.

O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, já levou ações de saúde ao município de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene e atualmente está em Oiapoque.

Acesso ao serviço

Todos os contatos disponibilizados são para atendimento via WhatsApp. A orientação do serviço de oftalmologia é que toda a documentação necessária seja enviada e o usuário aguarde a vez, pois as demandas são respondidas por ordem de recebimento.

Os documentos necessários para atendimento são cartão do SUS e documento de identificação oficial com foto. Os pacientes acima de 55 anos têm prioridade.

  • Cirurgias de catarata em Macapá: (96) 98116-0978
  • Cirurgias de pterígio em Macapá: (96) 99195-2036
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Laranjal do Jari: (96) 99119-0429
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Oiapoque: (96) 99185-7813

Caso o paciente não tenha a possibilidade de manter comunicação via Whatsapp, é possível marcar os procedimentos presencialmente no setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), localizado na Avenida Fab, 69, centro.


Deixe seu comentário


Publicidade