Cidades

Mandarin Dalian: dos 21 tripulantes, 17 estão com covid-19 e são monitorados pelo estado

Inicialmente eram 12 infectados, mas o número subiu para 17 após o Laboratório Central do Amapá (Lacen/AP) analisar o RT-PCR de mais tripulantes.


Da Redação 

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) mantém o acompanhamento diário dos tripulantes com covid-19 do navio Mandarian Dalian, ancorado na orla de Macapá.

Inicialmente eram 12 infectados, mas o número subiu para 17 após o Laboratório Central do Amapá (Lacen/AP) analisar o RT-PCR de mais tripulantes.
As amostras também aguardam ser analisadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, para sequenciamento genético e detecção ou descarte da variante Delta.

Técnicos da SVS encaminharam na segunda (9) dois dos tripulantes para fazer exames em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital, seguindo o protocolo de tratamento da doença.

Os pacientes, que foram submetidos a tomografia, não apresentam sintomas graves e já foram liberados para retornar ao navio.

A tripulação do Mandarin Dalian é formada por 21 estrangeiros e o navio está fundiado na orla de Macapá desde o dia 30 de julho, quando chegou da cidade de Gana, na África Ocidental, e teria como destino final o Porto de Santana.

Protocolo e rede estadual
Pelo protocolo estabelecido entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Governo do Amapá, por meio da SVS, uma rede de atendimento foi criada para auxiliar pacientes de regiões de fora do estado com suspeita de terem contraído outras variantes do novo coronavírus.

O Centro Covid HU, referência no atendimento a covid no Amapá, mantido pelo estado, mantém uma área de isolamento para as internações onde é preservado o controle de circulação do vírus e a segurança sanitária de servidores e pacientes de outras alas.

O acompanhamento dos tripulantes segue até o fim da quarentena, de pelo menos 14 dias.


Deixe seu comentário


Publicidade