Cidades

Marcação de consultas no HCal se torna mais ágil e eficiente com sistema online

Ao contestar reclamação de paciente no Rádio afirmando que marcação estariam suspensas até janeiro, setor responsável garante que informação não é verdadeira e o atendimento continua sem interrupção.

Compartilhe:

Um ouvinte do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que se identificou como Eliseu Guedes, reclamou na manhã desta terça-feira (23) que a marcação de consultas médicas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal) estariam suspensas até janeiro do ano que vem. “Estive hoje no hospital e não fui atendido, sendo informado que as consultas só voltariam a ser marcadas em janeiro. Só que a doença não espera”, protestou.

 

Uma equipe de reportagem do programa foi ao SAME, setor responsável pela marcação das consultas e constatou que o atendimento está normal. Entrevistado pelo repórter Rodrigo Silva, o responsável pelo setor, Danilo Pacheco, disse que “a notícia não procede. Pelo contrário, o atendimento está cada vez mais célere e todas as pessoas que nos procuram e também aquelas que se dirigem aos 13 municípios onde o sistema on line já está implantado são atendidas”.

 

De acordo com Danilo, o sistema digital de marcação e consultas deu maior agilidade às consultas: “Com a implantação do Sisreg a marcação de consultas ficou mais ágil. Todas as pessoas que nos procuram são atendidas, e quando não há vagas, são incluídas na lista de espera. O que é mais importante é que o tempo de espera é muito curto, e os pacientes são chamados em média em uma semana”.

 

Sistema digital
O Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) é uma ferramenta digital que permite a marcação online de consultas. Cerca de 30 especialidades estão disponíveis para marcação de consultas no sistema. De acordo com a secretaria de estado de Saúde (Sesa), a meta é ampliar o sistema para todos os municípios, que ficarão responsáveis por fornecer o espaço e o computador conectado à internet e o operador para que o usuário possa agendar as consultas.

A solicitação deverá ser confirmada no dia da consulta (apresentando a chave de autorização que o usuário receberá no ato do agendamento na UBS) na Central de Ambulatório Especializado (CAE), já determinando a data e o médico especialista que será responsável pelo atendimento, e as cotas de consultas para cada município são divididas de acordo com os parâmetros de uma portaria estabelecida pelo Ministério da Saúde para cada especialidade conforme o número de habitantes dos municípios.

 

Com o Sisreg, usuários de outros municípios não precisam se deslocar até a capital para marcar consultas e posteriormente exames, o que permite a descentralização da marcação de consultas que anteriormente aconteciam apenas no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima.

 

O Sisreg é um sistema web, criado para o gerenciamento de todo o complexo regulatório, através de módulos que permitem desde inserção da oferta até a solicitação de consultas e exames, objetivando maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde, otimização na utilização dos recursos assistenciais e visando a humanização no atendimento. É uma ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde de forma gratuita.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Um comentário em “Marcação de consultas no HCal se torna mais ágil e eficiente com sistema online”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *