Cidades

Marcada para 5 de abril, está suspensa paralisação total dos ônibus em Macapá

Governo do Estado e Prefeitura de Macapá prometeram propor alternativas para o setor


O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) confirmou neste sábado (4) que está suspensa a paralisação total dos ônibus anunciada para 5 de abril. Isso significa que os ônibus circularão –obedecendo as medidas de contenção – sem interrupção, durante a vigência dos decretos estadual e municipal.

De acordo com o sindicato, a Prefeitura de Macapá e o Governo do Amapá entenderam a importância do setor e apresentaram um grupo de trabalho que terá prazo para propor alternativas a fim de evitar o colapso e, do outro lado, as empresas de ônibus concordaram em não paralisar, desde que mereçam uma política de compensação pelas perdas decorrentes da abissal queda de arrecadação.

O Setap afirma que as empresas não têm conseguido sequer cobrir os custos de combustível dos veículos. Hoje o maior risco é ter de demitir centenas de trabalhadores por não haver recurso suficiente para a folha de pagamento.

A entidade observa que a queda no número de passageiros foi drástica. O sistema já tinha sofrido uma queda de 30% após a entrada dos aplicativos e veículos piratas. Hoje, dos 90 mil passageiros que o sistema transportava por dia, menos de 10% estão utilizando os coletivos.

Com as medidas de restrição a circulação de pessoas, recomendadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde como a maneira mais eficaz até agora de conter o avanço do coronavírus, a demanda de passageiros tem caído.


Deixe seu comentário


Publicidade