Cidades

Marinha do Brasil atua efetivamente no Amapá há 124 anos

Força nacional atualmente é representada no estado por uma Capitania dos Portos de 2ª Classe com contingente de 70 militares


 

A Marinha do Brasil está presente no Amapá, efetivamente, há 124 anos e um dia. A presença importante ontem fez aniversário. Oficialmente, essa unidade das forças nacionais foi instalada no dia 5 de julho de 1889 com a nomenclatura Agência da Capitania dos Portos do Pará e Amapá.

 

 

O transcurso da data não foi comemorado. A atual Capitania dos Portos do Amapá, com seu contingente de 70 militares, está às voltas com a segunda Operação Verão de 2023, atividade que realiza nos períodos de férias. A primeira versão ocorreu de fins de dezembro para janeiro. A segunda vai até 31 do corrente mês.

 

 

Na Operação Verão a capitania reforça as ações de fiscalização do tráfego aquaviário por meio de inspeções navais. As atividades têm o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações.

 

 

Na manhã desta quinta-feira, 6, representando a Capitania dos Portos do Amapá, a tenente Renata Cavalcante informou que o contingente no estado, além da fiscalização naval, um dos seus principais objetos, faz vários atendimentos, a exemplo de cursos para aquaviários, marinheiros fluviais e marinheiros auxiliares.

 

 

Depois de receber a denominação de Agência da Capitania dos Portos do Pará e Amapá, dia 5 de julho de 1889, a hoje Capitania dos Portos de 2ª Classe do Estado do Amapá, passou a ter os seguintes nomes: Agência da Capitania dos Portos do Estado do Pará e Território Federal do Amapá, Delegacia da Capitania dos Portos dos Estados do Pará e Amapá, Delegacia da Capitania dos Portos em Macapá e Delegacia da Capitania dos Portos em Santana.

 


Deixe seu comentário


Publicidade