Cidades

Mazagão Velho é palco de grande festa para comemorar 248 anos de história

Antiga Vila, atualmente Distrito do município de Mazagão, foi criada no dia 23 de janeiro de 1770 por marroquinos e portugueses. Programação acontece durante todo o dia e tem seu ápice à noite, com muitas atrações artísticas e culturais.


O Distrito de Mazagão Velho comemora nesta terça-feira (23) 248 anos de história, quando foi criada a Vila com o mesmo nome com a chegada, em 23 de janeiro de 1770, dos seus primeiros colonizadores egressos de Portugal e de Marrocos; A programação acontece durante todo o dia e tem o seu ápice à noite, com a apresentação de muitas atrações artísticas e culturais.

Uma equipe do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) comandada pelo repórter Rodrigo Silva foi ao Distrito e constatou a presença de um grande público logo pela manhã, quando o governador Waldez Góes chegou à comunidade com sua comitiva. Ouvido com exclusividade pela reportagem, Waldez destacou a importância histórica e cultural de Mazagão Velho.

“Mazagão Velho comemora 248 anos de historia e tenho a honra de dizer que grande parte desses anos eu venho participando de todas as atividades culturais, artísticas e econômicas que vêm proporcionando desenvolvimento para esta região, desde a minha época de extensão rural, depois como deputado e após como governador. É sempre muito gratificante vir aqui, onde estão as tradições, as raízes do Amapá, pois por aqui passa grande parte da história do Amapá, que se distribui por várias outras comunidades. Durante toda a minha vida pública participei e tenho participado da vida cultural, das manifestações religiosas das atividades que têm proporcionado crescimento econômico para todo o município, colocando a Afap (Agência de Fomento), a secretaria de Trabalho, enfim, toda a equipe de governo para contribuir com a população de Mazagão”, declarou.

O governador observou que Mazagão Velho tem o poder de reunir todos os ex-prefeitos do município, independentemente de bandeiras partidárias: “Na semana passada, antes de ir a São Paulo, eu estive no sábado em Mazagão Novo fazendo vistoria nas obras de mobilidade urbana e no final de fevereiro já vamos fazer a inauguração; faltam menos de 10% para a conclusão da obra, que está sendo executada de forma célere e muito eficiente. Na ocasião eu me comprometi de estar aqui hoje para esta festa, ao lado do prefeito Dudão, demais autoridades e da população. Mazagão Velho possui um carisma e um aconchego tão grandes, que tem o poder reunir todos os ex-prefeitos de Mazagão, tanto que estou aqui participante do evento os ex-prefeitos Antonio Elias, Reginaldo Rodrigues, Marmitão, Pureza, Odair Benjamin e Dílson Borges; todos realmente participam das atividades religiosas e culturais porque eles têm uma relação muito forte com a comunidade e demonstram respeito com a historia deixando de lado divergências e bandeiras partidárias, convivendo, apoiando e curtindo tudo o que Mazagão Velho proporciona aos seus habitantes e aos visitantes”.

Também entrevistado pela reportagem, ao vivo, o ex-prefeito Marmitão, atual subsecretário de estado das Cidades, falou sobre o evento: “Mazagão Velho tem uma simbologia muito importante pra todos nós. Eu me sinto muito a vontade porque este evento começou efetivamente a partir do meu primeiro mandato de prefeito e espero que possa subsistir por muitos e muitos anos, quando também tivemos a presença aqui do comandante Militar da Amazônia, com uma tropa de mais de 400 soldados do Exército, que vieram marcar presença em Mazagão em referência à defesa da Amazônia, além das visitas dos embaixadores de Portugal e de Marrocos, o que se tornou muito importante para mim porque tudo isso aconteceu durante o nosso governo, além do fato de se constituir num marco para o resgate de parte muito importante da historia do Amapá”.

Também ex-prefeito, o atual secretário de estado da Cultura (Secult) Dílson Borges também comentou sobre o que chamou de “poder de sedução” de Mazagão Velho: “Estamos comemorando 248 anos de historia. Mazagão Velho tem uma história muito forte e tenho convicção de que como ex-prefeito eu dei importante parcela de contribuição para o desenvolvimento local. Mazagão Velho tem um poder de sedução, carisma e aconchego imensurável, tanto que todos nós, ex-prefeitos, esquecemos toda e qualquer divergência política e sempre nos reunimos aqui nos grandes eventos, como este, em que todos nós, ex-prefeitos, estamos presentes, com um carinho especial, como o Marmitão, Antonio Elias, Pureza, Odair e o atual prefeito Dudão, juntamente com o governador Waldez Góes. E agora como secretário de Cultura, venho tendo oportunidade de dar mais apoio ao município como um todo, dando sequência ao trabalho que executamos quando prefeito, e nessa condição quero aproveitar para convidar toda a população de Mazagão, Macapá e Santana para prestigiar essa festa, que possui uma estrutura muito boa, com uma programação variada que acontece durante todo o dia e se estenderá à noite”.


Deixe seu comentário


Publicidade