Mazagão Velho se prepara para o ápice da Festa de São Tiago
Batalha entre Mouros e Cristãos será encenada nesta quarta-feira pelo 241º ano consecutivo

A antiga Vila de Mazagão Velho, hoje Distrito de Mazagão, está se preparando para encenar pelo 241º ano consecutivo a história batalha entre Mouros e Cristãos, que acontece nesta quarta-feira (25), como o ponto alto da Festa de São Tiago. À noite dezenas de milhares de pessoas que prestigiam o evento terão oportunidade de assistir, pela primeira vez no Amapá, um show do padre e cantor Antônio Maria.
Em entrevista concedida ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9), o prefeito Dudão falou sobre o evento: “Amanhã Mazagão Velho revive a Festa de São Tiago pela 241ª vez, com expectativa de público recorde. Antes da construção das pontes, a média de público era de 15 mil pessoas, o máximo que era possível passar nas balsas; já no ano passado, com as pontes, aproximadamente 50 mil pessoas prestigiaram a festa, e este ano a expectativa é de 60 mil pessoas”.
O prefeito detalhou a programação: “Desde o dia 16 vem acontecendo novenas e arraiais; nesta terça-feira começou a parte histórica e religiosa, com a grande alvorada, com muita gente; à noite é o Baile de Máscaras, só com homens mascarados, que se concentram em uma grande sede. Ainda na quarta-feira às 8h tem a tradicional missa campal, às 9h o Círio e em seguida leilões nas barracas; perto de meio-dia tem o Bobo Velho, um espião que foi descoberto na época e que é alvo de bagaços de laranjas lançados pelas pessoas. A Festa de São Tiago iniciou como um evento local, só de Mazagão Velho, mas depois se ampliou, passou a ser do município e depois do estado, tanto que o Dia de São Tiago, comemorado nesta quarta-feira, agora é feriado estadual”.
Dudão explicou que Mazagão Velho está se preparando para se transformar em um grande centro de turismo histórico e religioso: “Antes, com as balsas, ficamos muito isolados, mas agora com as pontes nós começamos a criar um projeto de turismo pra lá, já com resultados muito positivos, tanto que atualmente temos 400, 500 carros em Mazagão Velho nos finais de semana; tudo passa por um processo de educação que a gente está trabalhando, convidando empresários para construírem hotéis e pousadas; no ano passado criamos um mini-roteiro turístico, ainda inicial, com guias acompanhando os turistas em vários locais históricos”.

Show do padre Antônio Maria
Também ouvido pela bancada do programa, o secretário de estado de Cultura (Secult) Dilson Borges, disse a Festa de São Tiago é realizada em parceria com o governo do estado (GEA) e confirmou a realização, na noite desta quarta-feira, de um show do padre-cantor Antônio Maria.
“Conclamamos a população do Amapá para participar das festividades de São Tiago, que a cada ano vem recebendo um público cada vez maior. Esta quarta-feira é o ponto alto da festa, com a encenação da batalha dos Mouros e Cristãos e à noite teremos pela primeira vez no estado o padre-cantor Antônio Maria, que vem abençoar os fiéis e realizar um grande show para os presentes”.
Deixe seu comentário
Publicidade

