Cidades

Medicina amapaense perde Dr. Mourão, um dos mais renomados e competentes pediatras do estado

Conceituado pediatra do estado perdeu a batalha para um câncer no sistema linfático


Foto: Acervo familiar

Célio Alício
Da Redação

O Dr. José Fernandes da Silva Mourão, médico pediatra com 48 anos de profissão, faleceu na tarde de segunda-feira (25) vítima de câncer no sistema linfático aos 72 anos. Ele vinha há tempos enfrentando essa doença e no último final de semana encontrava-se internado na UTI hospital Unimed e seus familiares fizeram uma campanha de doação de sangue para tentar salvar sua vida, contudo, ele não resistiu e veio a óbito.

Nascido em 2 de novembro de 1946 na fazenda Boa Esperança, às margens do rio Araguari no seio de uma família simples e humilde. Foi ainda jovem estudar em Belém (PA) onde obteve a graduação em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA, especializando-se em pediatria). Retornou ao Amapá para dedicar-se à medicina infantil, uma de suas paixões.

Ao retornar ao Amapá, ingressou no serviço público federal do antigo Território Federal do Amapá (TFA) e passou a exercer suas funções como no Hospital de Pediatria, atual Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). Também prestou serviços para o Hospital São Camilo e São Luís, Unimed Macapá, diversas clínicas, entre outras unidades de saúde, além de possuir sua própria clínica.

Como Neonatologista, acompanhou muitas crianças nos primeiros dias de vida. Foi Médico da Marinha do Brasil durante o Serviço Militar e em sua carreira consagrou-se como um dos melhores do estado. Durante o tratamento contra o câncer, foi assistido por inúmeros médicos, sendo que alguns deles haviam sido seus pacientes quando crianças.

Dr. Mourão era casado há 46 anos com a Sra. Fátima Gomes Mourão, com quem teve 4 filhos (Fernando, falecido em 2018, Fernanda, Fabrício e José Filho). Era avô de 6 netos (José Neto, Pedro Fabrício, Luis Henrique, Izabela Cristina, Larissa Fernanda e Theo Mourão).

Segundo informações prestadas pela filha Fernanda Mourão, o velório está sendo teve início às 18h00 na capela Santa Rita, localizada na Avenida Mendonça Furtado, no bairro homônimo, e o sepultamento será realizado na terça-feira (26) às 15h00 no Cemitério São José, no Bairro do Buritizal.

Ao tomarem conhecimento de seu falecimento entidades como o Conselho Regional de Medicina do Amapá, Academia de Medicina e a Associação Amapaense de Pediatria lamentaram o fato por meio de notas de pesar ao mesmo tempo em que prestaram solidariedade aos seus familiares.


Deixe seu comentário


Publicidade