Médico Eduardo Monteiro é reeleito presidente do CRM-AP
Em eleição realizada no domingo passado houve também a posse dos conselheiros efetivos e suplentes

Neste domingo (01) foi realizada a cerimônia de posse dos conselheiros efetivos e suplentes da gestão 2023 – 2028 do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP). Seguindo o rito estabelecido no Regimento Interno da autarquia, após a solenidade de posse ocorreu a eleição da diretoria da autarquia federal.
O médico cardiologista Eduardo Monteiro de Jesus foi reconduzido ao cargo de presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Amapá, em eleição ocorrida no domingo, 1º de outubro. A vice-presidência da entidade continua sendo ocupada pela médica Maria Teresa Renó Gonçalves.
Ocupam os cargos de primeira e segunda secretárias, respectivamente, as médicas Maracy Laurindo Dantas dos Santos Andrade e Marilena do Socorro de Araujo Valle. Também permanecem nos cargos os médicos Renato Melo Brazão Pinheiro Borges (primeiro tesoureiro), Nalisson Marques Pereira (segundo tesoureiro) Edward Eyi Foster (corregedor) e José Maria Costa Rassy Filho (vice-corregedor).
Ao ser reeleito, Eduardo Monteiro agradeceu a dedicação dos conselheiros, conselheiras e funcionários que fizeram parte da gestão 2018 a 2023. E destacou os avanços alcançados nos últimos cinco anos.
“O CRM-AP intensificou as fiscalizações tanto na capital como no interior. Aumentou os julgamentos ético-profissionais e foi incansável na luta para derrubar inscrições provisórias de seus quadros. Hoje o CRM-AP não possui mais em seus quadros inscrições com base em liminar de pessoas que formaram no exterior e não conseguiram revalidar o diploma no Brasil”, lembrou o presidente.
O apoio do Conselho Federal de Medicina foi ressaltado durante a posse.
“A ajuda do CFM na implementação de novas ferramentas, bem como o investimento para a construção da nova sede do CRM-AP foi fundamental. Informo, com enorme alegria, que já foi concluída a licitação da nova sede do conselho. As obras vão iniciar em outubro deste ano”, contou Monteiro.
A secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli, participou da solenidade de posse e destacou a importância do papel da autarquia federal. “Tragam as demandas e juntos vamos melhorar a saúde do Amapá”, disse a secretária.
A atual diretoria encerrou a solenidade ressaltando que permanecerá na pauta de trabalho: a luta pela exigência do Revalida e temas que contribuam pelo perfeito desempenho e prestígio da Medicina.
Posse dos conselheiros
São membros titulares os médicos: Eduardo Monteiro de Jesus, Renato Melo Brazão Pinheiro Borges, Telma Barros Diniz, José Ronaldo da Luz dos Santos, Mônica Regina Carvalho Macêdo de Carvalho, Isaías Fiúza Cabral, Marilena do Socorro de Araújo Valle, Nalisson Marques Pereira, Rejane Melo Marques, Paulo Sérgio da Costa Serruya, Dilson Ferreira da Silva, Edward Eyi Foster, Marco Túlio Muniz Franco, Alberto Souza Paes, José Maria Costa Rassy Filho, Maracy Laurindo Dantas dos Santos Andrade, Maria Teresa Renó Gonçalves, Ivna Deise da Silva Amanajás, Max Alcolumbre Pinto e Keyton Sil va da Silva.
São membros suplentes: Olavo Magalhães Picanço Júnior, Luciana Campos Costa, Thamiris Cunha Pieroni, Roberval da Silva Menezes, Daniela Maria Raulino da Silveira, Alieksei Clairefont de Andrade Mello, Raimundo Nonato Ribeiro de Oliveira Júnior, Domingos Edno Castro Ribeiro, Fábio de Oliveira Sousa, Guilherme Rodrigues Serra Junior, Hugo Carlo Leão Monteiro, João Carrera Bahia, Melissa D’Almeida Gomes dos Santos, Fernando Jorge Alencar Fernandes, Waldomauro Ferreira de Melo, Aiannia Marçal Cavalcante, Marco Aurélio da Costa Serruya, Haila Clívila Vaz dos Santos, Danilo Lacerda Camargo e Eder Favacho Nascimento.
CRM-AP
A autarquia foi criada pelo Decreto-lei 7.957 de 13 de setembro de 1945 e reorganizado pela Lei 3.268 de 30 de setembro 1957 e regulamentada pelo decreto 44.045 de 19 de julho de 1959. O Conselho nasceu com a missão preservar o perfeito desempenho da Medicina, nos limites de sua competência, supervisionar o cumprimento das normas da ética profissional e, ao mesmo tempo julgar e disciplinar a classe médica cabendo-lhe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão dos que a exerçam legalmente.
O primeiro presidente do CRM-AP nomeado em caráter transitório pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) foi Antônio Tancredi. O médico foi empossado no dia 9 de fevereiro de 1959, no salão nobre do antigo Hospital Geral, onde funciona o atual Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL). A primeira diretoria era composta pelos médicos: Juliana Paraense dos Santos, Mário Barbosa, Alberto Lima e Augusto Nilson Pinto, respectivamente secretária, tesoureiro e membros.
Deixe seu comentário
Publicidade
