Cidades

Medidas do Governo de combate à Covid-19 geram queda histórica de casos no Amapá

Na quinta-feira, 10 de março, gestores, gerentes e coordenadores da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), reuniram-se para apresentar um balanço dos últimos dois anos de enfrentamento à pandemia no Amapá. Os dados apontam uma queda histórica de aproximadamente 2 mil para 8 casos por dia, da Covid-19 no estado. O balanço levou […]


Na quinta-feira, 10 de março, gestores, gerentes e coordenadores da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), reuniram-se para apresentar um balanço dos últimos dois anos de enfrentamento à pandemia no Amapá. Os dados apontam uma queda histórica de aproximadamente 2 mil para 8 casos por dia, da Covid-19 no estado.

O balanço levou em consideração os últimos dados epidemiológicos apresentados, onde mostram a linha do tempo de altas e baixas dos casos, após ações coordenadas pelo Governo do Estado.

O superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Dorinaldo Malafaia, reforça o papel do Governo do Estado desde o início da pandemia para proteção à vida, com a vacinação em todos os municípios, lockdown, decretos e outras medidas de segurança. “Tivemos o comprometimento do Governo para garantir a entrega de equipamentos, reforma do nosso laboratório e a construção do Centro Transfronteiriço no Oiapoque. Além disso, priorizou a vacina para todos os amapaenses. E agora em 2022, conseguimos controlar a alta de casos causada pela presença da Ômicron, com uma queda de mais de 2 mil casos para apenas 8 por dia”, explica Dorinaldo.

Em junho de 2020, a média de casos diários no estado chegou a alcançar 1.201, e após a adoção do lockdown teve uma queda de 174 por dia, em julho do mesmo ano.

Durante a segunda onda, em março de 2021, também houve elevação nos registros, em média de 585 por dia, e depois do segundo lockdown, reduziu para 163 casos diários em abril.

Com a chegada da Ômicron no Amapá em 2022, o estado atinge o maior número de casos registrados durante toda a pandemia, em média foram 2.148 casos por dia, em janeiro desse ano.

Agora em março, o Amapá vive a queda histórica de casos, que são frutos do avanço da vacinação e novas estratégias adotadas.

A equipe que atua no monitoramento e combate à pandemia no Estado é completa e se atualiza constantemente para ofertar um trabalho completo para a população. “A SVS é um dos órgãos que mais avançou e conseguiu se estabelecer como uma referência de informação confiável para toda a sociedade. Além disso, ainda temos muito pela frente, como avanço da campanha de imunização”, reforça o superintendente.

 

Os trabalhos continuam, a Superintendência de Vigilância em Saúde atuou em conjunto com outras secretarias e municípios no combate à Covid-19, tanto com as fiscalizações nos portos e comércio como o apoio dos vacinadores do estado junto aos municípios. “Tivemos um grande reconhecimento, que foi estar entre as cinco melhores Superintendências do Brasil e isto é resultado do nosso trabalho que está sendo reconhecido não só nacionalmente, mas no exterior também”, conta Solange Sacramento, gerente do Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS).


Deixe seu comentário


Publicidade