Cidades

Meio ambiente e matemática são temas das apresentações do estande da Ueap na Expofeira

Projetos desenvolvidos por estudantes e professores da universidade trouxeram ao público uma nova abordagem para esses assuntos


 

Disciplinas e assuntos considerados complexos também podem ser apresentados de maneira divertida e lúdica. Esse é o objetivo dos trabalhos apresentados no estande da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) na 54ª Expofeira do Amapá.

 

Como é o caso do Café com Teorema, desenvolvido por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática da instituição, que por meio de jogos, ensina assuntos como raciocínio lógico, geometria espacial e plana. Essa nova abordagem atraiu a atenção do público, principalmente de crianças e jovens que se entreteram com as dinâmicas.

 

Para Michelle Cavalcante, aluna do curso, essa é uma prática que pretende levar de seu aprendizado na academia para as salas de aula, quando iniciar sua docência.

 

 

“Esse método é muito mais fácil para o aluno entender de forma mais clara e objetiva o que os professores pretendem passar para eles, por ser muito prático e demonstrativo”, justificou a estudante.

 

Outro projeto que procurou impactar o público com novas maneiras de abordar um assunto importante foi o “Colecionando Lixo”. Que expôs diferentes materiais coletados na Estação Ecológica Maracá-Jipioca, na costa do município de Amapá, que variam de pentes, utensílios com grafias chinesas e uma boia de vidro do Século XIX.

 

A estudante do curso de Engenharia Ambiental, Jessica Amaral, acredita que essas coletas evidenciam o quanto esses resíduos podem durar e consequentemente poluir por um longo espaço de tempo os oceanos.

 

 

“Ainda observamos muito a problemática do plástico que é um dos materiais que mais demora para se decompor e que ao longo do tempo libera para o meio ambiente os microplásticos, que podem ser ingeridos pelos animais e até por nós, por serem muito pequenos”, explicou Jéssica.

 

Herbário Amapá

Outro projeto que pôde apresentar ao público suas descobertas, foi a iniciativa desenvolvida pelos alunos e professores do curso de Ciências Naturais da Ueap. O grupo conseguiu catalogar mais de 3 mil espécies de plantas, de mais 54 famílias. Inclusive coma descoberta de uma nova espécie amapaense, que ainda terá seu nome divulgado.

 

O Herbário Amapá atualmente está hospedado no Laboratório de Botânica da Ueap, mas a equipe tem o interesse que seja montado um espaço físico próprio no futuro. Os pesquisadores destacam a importância de conhecer as plantas locais, pois grande parte das espécies estudadas apresentam diversas funcionalidades.

 

“O Herbário possibilita estudos na área de medicina, alimentação e cosméticos, potenciais que muitas vezes estão escondidos nas nossas florestas, e através do contato com essas plantas e até o conhecimento tradicional das nossas comunidades, conseguimos trazer para sociedade”, disse a estudante Ivete Tavares, voluntária do projeto.

 

O estande da Ueap segue aberto, com mais programações, até o dia 7 de setembro.

 


Deixe seu comentário


Publicidade