Meio Ambiente e Saneamento são temas do 1º Encontec no Meio do Mundo
Na pauta os avanços, dificuldades e propostas para a governança e políticas públicas de gestão ambiental e saneamento no Amapá

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) realizará nos dias 6 e 7 de dezembro, no auditório do Museu Sacaca, o 1º Encontro Técnico no Meio do Mundo (Encontec). Com o tema “Meio Ambiente e Saneamento”, o evento abordara os avanços, dificuldades e propostas para o fortalecimento da governança e as políticas públicas de gestão ambiental e saneamento básico em todo o estado.
As inscrições podem ser feitas através do site do TCE (www.tce.ap.gov.br) bastando para isso clicar no banner do evento ou diretamente no link https://www.even3.com.br/ECONTEC . A carga horária terá duração de 12 horas e durante o evento serão debatidos temas relevantes, como: a receita e efetividade na aplicação dos recursos financeiros dos fundos ambientais, do ICMS ecológico e de compensação ambiental; os investimentos em abastecimento de água, e a disposição final dos resíduos sólidos com representantes do poder público, pesquisadores e profissionais das áreas, acadêmicos e segmentos da sociedade civil.
A finalidade do encontro consiste em debater temas como o Meio Ambiente e o Saneamento Básico, uma vez que o Amapá é o Estado mais preservado do Brasil, mas possui a pior cobertura de saneamento, fator que compromete as políticas de preservação. De acordo com o presidente do TCE-AP, Ricardo Soares de Souza, “o Encontec irá reunir todos os municípios e órgãos públicos para a busca conjunta de alternativas as compensações ambientais e o saneamento. Ao término do encontro, uma Carta de Intenções será produzida com base nas propostas apresentadas e será destinada a todos os Órgãos que atuam nas áreas de meio ambiente e saneamento para apreciação e inclusão das ações sugeridas”, concluiu.
Segundo o analista de Controle Externo do TCE, Maurício Souza, em entrevista ao programa Café com Notícia, “o Econtec será realizado graças a parceria com diversas instituições como o Ministério do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Governo do Estado, Prefeitura de Macapá, Ministério Público Estadual, Associação dos Municípios, Sebrae e W Eventos”, finalizou.
Deixe seu comentário
Publicidade
