Cidades

Meio Ambiente e Saneamento são temas do 1º Encontec no Meio do Mundo

De acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, conselheiro Ricardo Soares (Foto), é necessário debater temas como o Meio Ambiente e o Saneamento Básico, pois o Amapá é o Estado mais preservado do Brasil e possui a pior cobertura de saneamento.

Compartilhe:
Conselheiro Ricardo Soares

Com o tema “Meio Ambiente e Saneamento”, o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) realizará nos dias 6 e 7 de dezembro, no auditório do Museu Sacaca, o 1º Encontro Técnico no Meio do Mundo (Encontec), que abordará nos dois dias avanços, dificuldades e propostas para o fortalecimento da governança e políticas públicas de gestão ambiental e saneamento básico nos municípios amapaenses.

 

As inscrições podem ser efetuadas no site do TCE www.tce.ap.gov.br basta clicar no banner do evento ou diretamente no link https://www.even3.com.br/ENCONTEC , o Encontro terá carga horária de 16 horas. Durante o evento serão debatidos com representantes do poder público, pesquisadores e profissionais das áreas, acadêmicos e sociedade civil temas relevantes, como: a receita e efetividade na aplicação dos recursos financeiros dos fundos ambientais, o ICMS ecológico e a compensação ambiental; os investimentos em abastecimento de água, e a disposição final dos resíduos sólidos.

 

De acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, conselheiro Ricardo Soares (Foto), é necessário debater temas como o Meio Ambiente e o Saneamento Básico, pois o Amapá é o Estado mais preservado do Brasil e possui a pior cobertura de saneamento. “Vamos reunir todos os municípios e os órgãos públicos para juntos buscarmos alternativas para compensações ambientais e saneamento”, disse o presidente, informando que ao final do evento e como resultado dos debates, será construída uma Carta de Intenções a partir das propostas apresentadas, a qual será posteriormente encaminhada pela TCE a todos os Órgãos que atuam nas áreas de meio ambiente e saneamento, para que possam ser avaliadas e inseridas nas suas ações.
O Encontec está sendo realizado em parceria com diversas instituições: Ministério do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Governo do Estado do Amapá, Prefeitura de Macapá, Ministério Público Estadual, Associação dos Municípios, Sebrae e W Eventos.

 

PROGRAMAÇÃO
Dia 06/12/2018 (manhã)
8h – Credenciamento
9h- Abertura – Composição da mesa com representantes: Governador, AMEAP, TCE, TCU, MMA, MPE/AP, ALAP, TJAP, Prefeitura de Macapá.
10h- Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P- Dioclécio Ferreira da Luz – Coordenador Geral do Programa A3P do Ministério do Meio Ambiente.
10h40- Adesão dos municípios e TCE/AP ao selo A3P MMA.
11h – Auditoria na área de saneamento: exemplo de atuação do Tribunal de Contas da União – Edem Mendes Terra Junior – Secretário de Controle Externo do TCU-AP.
11h40 – Assinatura do Termo de Cooperação TCE/AP e MPE/AP
12h – Intervalo para almoço

 

Dia 06/12/2018 (tarde)
14h Destinação final dos resíduos sólidos nos municípios – Dra. Ivana Cei – Promotoria de Meio Ambiente e Conflitos Agrários do Ministério Público Estadual
14h40 – Universalização do abastecimento de água e qualidade da água na área urbana dos municípios: perspectiva e investimentos – Representante da Companhia de Água e Esgoto do Amapá-CAESA
15h20 – Aterros controlados ou de pequeno porte como solução para eliminação dos lixões nos municípios Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES
PONTO DE EXPRESSÃO 1 – Resíduos Sólidos e Abastecimento de Água
Debatedores: Palestrantes da tarde e Maurício Oliveira de Souza – Analista de Controle Externo TCE/AP
16h – Perguntas e proposições.
18h – Encerramento do 1º dia

 

Dia 07/12/2018 (manhã)
08h – Índice de Efetividade Ambiental dos Municípios do Amapá – Mauricio Oliveira de Souza- Analista de Controle Externo do TCE-AP
08h30 – Resultados da descentralização da gestão ambiental nos município de Oiapoque Oscar Gislael Vieira Silva- Secretário de Meio Ambiente de Oiapoque e Presidente do Fórum Permanente de Secretários de Meio Ambiente do Amapá -FOSMAAP
09h – Resultados da descentralização da gestão ambiental no município de Macapá – Eng. Márcio Roberto Pimentel de Sousa- Secretário de Meio Ambiente de Macapá.
09h30 – Licenciamento, Fiscalização, Monitoramento e/ou Educação Ambiental nos municípios: necessidade(s) e sustentabilidade? – Representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA.
PONTO DE EXPRESSÃO 2 – Gestão Ambiental Municipal
Debatedores: Palestrantes da manhã e Raimundo de Moura Rolim – Analista de Controle Externo TCE/AP
10h -Perguntas e proposições.
12h – Intervalo para o almoço

 

Dia 07/12/2018 (tarde)
14h – ICMS Ecológico no Amapá (Lei Estadual 322/1996) e o cumprimento da função compensatória e incentivadora – Representante da SEPLAN
14h30 – FERMA, Fundo de Recursos Hídricos, Compensação Ambiental, Fundo Social: valores destinados aos fundos nos últimos 5 anos, forma de acesso, efetividade na aplicação dos recursos. Eng. Grayton Toledo- Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
15h – Receita das Concessões Florestais na FLOTA-AP- Filipe do Carmo da Silva- Gerente de Concessão Florestal do Instituto Estadual de Florestas do Amapá – IEF
15h30 – Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá – FRAP – Antônio Colares – Secretário Executivo do FRAP da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural
PONTO DE EXPRESSÃO 3 – Instrumentos Econômicos da Gestão Ambiental .
Debatedores: Palestrantes da tarde e Marcos dos Santos Côrtes – Analista de Controle Externo TCE/AP
16h – Perguntas e proposições.
17h30 – Carta de Intenções do I ENCOTEC – Leitura dos principais pontos debatidos e propostas apresentadas para consolidação do documento e definição dos possíveis encaminhamentos.
18h – Encerramento do 2º dia

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *