Cidades

Meliponário é reaberto para visitação no Bioparque da Amazônia

Local passou por reforma e agora conta com 122 colmeias em funcionamento


 

O Bioparque da Amazônia possui uma extensa área com uma diversidade de animais, plantas, trilhas e espaços recreativos que podem ser explorados. Um exemplo é o Meliponário, local que realiza o manejo de abelhas sem ferrão. O local foi recentemente reaberto para visitação, após passar por uma reforma, como explica o gerente executivo e biólogo do Bioparque, Geraldo Biondi.

 

 

“Ele foi fechado para uma reforma que fizemos, pois precisávamos isolar as áreas, verificar as colmeias que estavam com pouca atividade ou madeiras que estavam comprometidas. Conseguimos reformar tudo, fazendo com que as 122 colmeias ficassem em funcionamento”, disse.

 

Aproximadamente 100 mil abelhas da espécie Uruçu vivem no local. Os visitantes poderão provar o mel produzido pelas abelhas. “São abelhas dóceis, então a população pode ficar tranquila que ela não vai ferroar ninguém. Temos duas colmeias de demonstração, na qual podemos abrir, mostrar para o público e poder sugar o mel e fazer o trabalho de degustação para o público”, explicou Biondi.

 

 

O Meliponário fica na Trilha do Sacaca e promove a educação ambiental e o manejo da fauna de abelhas Uruçus. A espécie é fundamental para a polinização das plantas cultivadas e na preservação da biodiversidade local.  “Utilizamos esse espaço para mostrar pra criançada, que é nosso público principal, de como cuidamos delas [abelhas], a importância de não desmatar, pois elas são as maiores polinizadoras do mundo”, explicou o biólogo.

O Bioparque da Amazônia funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h, e fica localizado na Rodovia JP, próximo ao Parque de Exposições da Fazendinha. Os visitantes podem participar de atividades voltadas para educação ambiental, lazer e prática de esportes de aventura.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade