Cidades

Membros do Conselho Estadual de Saúde tomam posse

Além dos 28 membros foram diplomados os suplentes para o triênio 2020/2023.

Compartilhe:
Os 28 eleitos do Conselho Estadual de Saúde (CES) tomaram posse durante uma cerimônia na tarde desta sexta-feira, 29, no Centro de Convenções João de Azevedo Picanço. Cada um dos conselheiros tem dois suplentes que também foram diplomados na solenidade.

Os novos membros do CES irão atuar no triênio 2020/2022, e terão a função de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, como a aprovação e fiscalização trimestral das contas do Fundo Estadual de Saúde.

As vagas do Conselho são divididas em 3 segmentos sendo 14 vagas para usuários do sistema, 7 para gestores e prestadores de serviços e outras 7 para os profissionais da saúde.

A professora Osena Sfair, foi eleita no segmento usuário, para ela, fazer parte do CES é uma realização e fortalece a luta por um SUS melhor. “Temos a missão de trazer as demandas dos usuários para serem discutidas dentro do âmbito do Conselho para que possamos efetivar as políticas de saúde. Temos que fiscalizar e conscientizar a população de que a responsabilidade do Sistema de Saúde é de todos nós”, disse.

O Conselho é apto a propor e aprovar diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde. Também avalia o modelo estadual de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde, João Bittencourt, reforçou o papel de controle social que o Conselho exerce junto a Secretaria de Saúde. “O Conselho representa parcelas da população que não podem estar todqs no encaminhamento dos problemas da saúde, mas com seus representantes eles podem se fazer presente na administração mostrando os problemas e apontando soluções, para nós é um prazer”, explicou.

A eleição para os Conselheiros aconteceu no dia 31 de dezembro, no dia 5 de dezembro eles deverão escolher a mesa diretora e o novo presidente que assumirá o CES a partir de 1º de janeiro de 2020.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *