Cidades

Meteorologia alerta para os riscos de temporais extremos no Amapá

O estado, assim como parte do Pará se encontram sob alerta laranja para chuvas intensas, ventania e risco de corte de energia.


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início neste sábado (25) e finalizando no domingo (26) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Especialistas orientam que durante as tempestades o morador deve ficar em casa. “Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas”, ponderam os bombeiros.

Raios e trovões

A falta de pára-raios em épocas de temporais pode representar sérios prejuízos, pois a descarga elétrica de um raio sobre uma antena (televisão, rádio) ou sobre um poste de energia elétrica causa a queima de equipamentos domésticos (eletrodomésticos, computadores, etc).

 

O raio representa também graves riscos para as pessoas, principalmente aquelas surpreendidas debaixo de árvores ou em áreas descampadas, ou ainda, que estejam trabalhando próximo a estruturas metálicas. Por ano, quase mil pessoas são vítimas de raios em todo o país – não há uma estatística precisa. A maioria sobrevive, porque são atingidas indiretamente, por uma faísca lateral ou porque estão próximas ou encostadas no ponto que sofreu o choque direto.

 

O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre a nuvem carregada de eletricidade e a terra, mais precisamente entre a nuvem e o ponto mais próximo que esteja na terra (normalmente pára-raios existentes nos edifícios). Na ausência do para-raios a descarga poderá ocorrer sobre árvores isoladas, postes, mourões de cerca, etc, principalmente nas áreas rurais.

 

Região Norte

Estão sob esse alerta os seguintes estados e localidades: Pará: Afuá, Alenquer, Almeirim, Anajás, Breves, Chaves, Curuá, Faro, Gurupá, Juruti, Melgaço, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santa Cruz do Arari, Soure e Terra Santa; Amapá: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari. Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade