Cidades

Meteorologia prevê chuvas de até 530 milímetros para março em algumas regiões do Estado

A exceção fica para os municípios do sul do estado e região oeste, onde pode chover abaixo do esperado. Alerta para alagamentos em vários municípios continua.


Foto: Arquivo/Secom

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevê chuvas para o mês de março acima da média aproximada de 400 milímetros em quase todo o Estado. Algumas regiões podem receber chuvas abaixo da média esperada. Além disso, os alertas de alagamentos continuam em todo o Amapá.

Segundo o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena, são esperadas chuvas intensas em boa parte do Estado, podendo chegar a 530 milímetros em algumas regiões, incluindo Macapá e região metropolitana. A exceção deve ficar nos municípios do sul e na parte oeste do Amapá, onde pode chover abaixo do esperado.

O meteorologista alerta para a elevação dos níveis dos rios por conta da quantidade de chuvas que caíram nas cabeceiras dos rios. Em fevereiro, por exemplo, o município de Calçoene sofreu com alagamentos provocados pela elevação do rio Cassiporé.

“Serra do Navio é um dos municípios que pode sofrer com alagamentos devido a elevação do nível do rio Amapari por conta da grande quantidade de chuvas que caíram na cabeceira durante o mês de fevereiro. Outros municípios também podem sofrer com este problema. Além das chuvas, a alta das marés pode ocasionar alagamentos em vários pontos do Estado, incluindo Macapá”, alerta o meteorologista.

 

Fevereiro

O mês de fevereiro registrou 300 milímetros, ficando dentro da média esperada para o período. Os acumulados de chuvas variaram de 10 a 40 milímetros.


Deixe seu comentário


Publicidade