Meteorologia projeta inverno amazônico com menos chuvas, mas muitas curiosidades
Chuva de meteoros, encontro de gigantes e solstício são algumas curiosidades da astronomia para este fim de ano nos céus do Amapá.

Cleber Barbosa
Da Redação
O fim do ano dos amapaenses será literalmente de olhar para os céus. Seja do ponto de vista da fé e espiritualidade, seja para observar os fenômenos da astronomia – que no Meio do Mundo tem sempre algo curioso para ser observado. De chuva de meteoros a encontro de gigantes como Júpiter e Saturno, até o fenômeno natural do Solstício dando início ao verão no hemisfério sul e ao inverno no hemisfério norte.
Mas por sua localização ao Norte, o Amapá assim, como outros estados, poderá ter um verão amazônico com menos chuvas, segundo projeções da meteorologia.
Dezembro já registrou uma chuva de meteoros no começo do mês, algo popularmente conhecido como “estrelas cadentes”. Na segunda-feira (21) o fenômeno do solstício deu início ao verão para quem está abaixo na linha imaginária do equador, e ao inverno para quem está acima no meio do mundo. Já a noite foi marcada pelo alinhamento entre dois gigantes do espaçlo, formando a “estrela do natal”.
O fenômeno – que ocorreu quando os dois maiores planetas do sistema solar, por causa de seu alinhamento em relação à Terra, pareciam estar mais próximos um do outro do que em qualquer momento em quase 400 anos – não acontecerá novamente até 2080. Mas pode ser observado a olho nu até o próximo sábado.
Muita gente ainda faz confusão desse fenômeno com o Equinócio, então a reportagem do Portal Diário buscou ajuda profissional para esclarecer.
Fenômenos
Da mesma forma, o Hemisfério Norte experimenta o solstício de inverno, quando a luz solar está no ponto mais distante do ano. A situação se inverte em junho, quando o Hemisfério Sul terá um dia mais distante da luz solar, enquanto o Hemisfério Norte estará no máximo de iluminação.
Existe ainda o equinócio, o ponto intermediário dos dois solstícios. No equinócio, os dois hemisférios da Terra estão igualmente iluminados. Ele ocorre no início oficial do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte. O próximo equinócio será em 20 de março.
Mas o solstício e equinócio não são apenas fatos curiosos sobre o nosso planeta. Eles influenciam diretamente a nossa vida. “São esses fenômenos que causam as estações na Terra. Quando o lado sul está mais iluminado é verão, e no Hemisfério norte está mais frio porque não recebe uma luz solar tão direta. A principal maneira de se perceber esses fenômenos é pela variação sazonal de temperatura que temos na Terra”, esclarece Gonçalves.
Deixe seu comentário
Publicidade
