Mini farmácia vai garantir aplicação imediata de medicamentos durante o Réveillon do Amapá
Suporte farmacêutico ao público funcionará dentro do posto de atendimento fixo montado no anfiteatro da Fortaleza de São José

Para garantir atendimento rápido, seguro e humanizado ao público e aos trabalhadores durante o Réveillon do Amapá, o maior Ano-Novo da Amazônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou uma mini farmácia que funcionará dentro do posto fixo de atendimento no anfiteatro da Fortaleza de São José.
A estrutura fortalece a assistência farmacêutica e assegura a dispensação imediata de medicamentos após avaliação médica. Os pacientes recebem medicação no próprio local, por via oral ou intravenosa, conforme a necessidade clínica.
Entre os medicamentos mais utilizados estão analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, além de fármacos indicados para controle de crises de hipertensão e diabetes. Também estão disponíveis insumos para hidratação venosa, fundamentais em casos de desidratação.
“Em eventos com grande público, já conseguimos identificar quais medicamentos devem ser disponibilizados. Organizamos um planejamento estratégico semelhante ao aplicado na Expofeira do Amapá, que deu muito certo, e agora aprimoramos essa assistência”, reforça Diego Gama, enfermeiro e coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa.
Quando identificada a necessidade de atendimento de maior complexidade, os pacientes são encaminhados para unidades de urgência e emergência de referência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte e Sul, o Hospital de Emergência (HE) ou o Hospital Estadual de Santana, que funcionam como retaguarda.
Para garantir o pleno funcionamento da assistência farmacêutica, profissionais de farmácia se revezarão nos dias de programação, assegurando o abastecimento contínuo de medicamentos de acordo com a demanda diária.
A Sesa também orienta o público a evitar a automedicação. “Tomar remédios por conta própria pode mascarar sintomas e atrasar o diagnóstico correto. Qualquer sinal de mal-estar deve ser avaliado por um profissional de saúde”, alerta Gama.
Saúde no Réveillon 2026
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou um esquema especial de serviço pré-hospitalar imediato com pronto atendimento fixo no local, garantindo assistência durante toda a programação. O espaço vai funcionar a partir das 18h seguindo até o encerramento do evento.
Ao todo, 20 profissionais de saúde atuarão em escala de plantão, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico. O objetivo é evitar deslocamentos desnecessários para unidades de saúde, além de monitorar, estabilizar pacientes em situações de emergência e oferecer suporte clínico e psicológico.
O esquema de atendimento também contará ainda com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual, que disponibilizará duas ambulâncias, sendo uma de suporte intermediário e outra de suporte avançado.
Deixe seu comentário
Publicidade



