Ministério da Saúde fortalece rede de fitoterápicos em Macapá
O município de Macapá recebeu R$ 209 mil reais do Ministério da Saúde.

O recurso foi encaminhado para a assistência farmacêutica do município aprimorar os projetos de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos.
Com esse montante, será possível comprar insumos, materiais de consumo, contratação e capacitação de profissionais, além de estimular a oferta de fitoterápicos aos usuários do SUS da região. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o objetivo do Governo Federal ao investir nesses projetos, é melhorar a saúde pública, ampliando o acesso da população a medicamentos mais saudáveis e com menor custo.
“A nossa expectativa é que os fitoterápicos avancem, tanto na prescrição médica quanto na disponibilidade por municípios. Porque são medicamentos com efeito consolidado. Há milhares de anos isso é uma tradição saber que determinadas plantas causam determinados efeitos no organismo humano. E também porque são mais baratos, são mais fáceis de aplicar e tem menos efeitos colaterais. Seria muito útil que fitoterápicos estivessem mais presentes na prescrição dos médicos do Sistema Único de Saúde.
O investimento em projetos de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos foi realizado por meio de edital do Ministério da Saúde direcionado para o Norte, já que essa região tem o menor número de projetos apoiados, apenas 8% do total, sendo o Sudeste e o Sul, as regiões com o maior número de incentivos.
Deixe seu comentário
Publicidade
