Cidades

Ministério da Saúde reestrutura e amplia serviço de rastreio de casos da covid-19

Rastreamento de casos é uma etapa fundamental para a contenção de novos infectados, inclusive da variante Delta.


Foto: Nathan Zahlouth

Nesta terça-feira, 25, técnicos do Ministério da Saúde iniciaram o processo de capacitação para as equipes da Secretaria de Saúde (SESA), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Prefeitura de Macapá (PMM), com o objetivo da ampliar o serviço de telemonitoramento e rastreio de casos da covid-19.

O serviço é uma etapa fundamental para a contenção de novos casos, inclusive da variante Delta.

O projeto, que vinha sendo desenvolvido desde o início da pandemia, passa a ser reestruturado e ampliado. Agora será chamado de Televida, e terá equipes específicas responsáveis.

Como vai funcionar

As equipes recebem os dados dos pacientes com exames positivos para covid-19, entrevistam esses pacientes e começam a fazer o rastreio de todas as pessoas com quem tiveram contato no período ativo da doença.

Boa parte deste procedimento é realizado por telefone e quando necessário se faz uma visita in loco. A partir daí, também acompanham essas pessoas.

No caso do desenvolvimento de sintomas, essas pessoas também podem receber a visita de uma equipe clínica, com médicos, enfermeiros e técnicos, que instruem sobre os procedimentos.

O projeto entra na fase de testes e aprimoramentos durante 15 dias no Centro Educacional Profissional Graziela Reis de Souza, em Macapá, posteriormente o Televida será instalado na sede da SVS.

“Com a chegada dos apoiadores do Ministério da Saúde, que vieram contribuir conosco no monitoramento da variante Delta, demos maior celeridade para o rastreamento de casos, evitando assim a propagação da doença no Estado”, comentoua enfermeira Angela Vaz, coordenadora do projeto Televida.


Deixe seu comentário


Publicidade