Ministério e Antaq analisam novas regras de navegação na Barra Norte do Rio Amazonas
Iniciativa ampliará capacidade de corredor logístico voltado à exportação de granéis vegetais e minerais pelo Amapá

Cleber Barbosa
Da Redação
A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) entregou ao ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e ao diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico- Financeira e Ambiental (EVTEA) para concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas.
Segundo Glauco Cei, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (SINDUSCON), a doação do estudo contribuirá para o encaminhamento do projeto que vai ampliar a capacidade do corredor logístico e o escoamento de granéis vegetais e minerais pela Região Norte.
De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a entrega do estudo para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas é um marco significativo para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil. Segundo ele, a elaboração do EVTEA é uma iniciativa do setor produtivo com o objetivo de estimular o potencial de crescimento da movimentação de carga na região, que enfrenta gargalos como as restrições de calado e outros.
Cerimônia
Barbosa destaca que, ao fortalecer a saída de escoamento de produção pelo Norte, será comprovada a vocação da região para o desenvolvimento do país. Segundo ele, atualmente, a Barra Norte movimenta cerca de 45 milhões de toneladas de cargas.
“A ATP e seus associados doaram esse estudo com objetivo de contribuir com avanço desse importante projeto para o setor de transportes e logística e para o escoamento de cargas pela região. A implementação do projeto trará inúmeros benefícios para a economia e para o aprimoramento logístico do país. Essa iniciativa reflete o compromisso do MPort, da Antaq e dos Terminais de Uso Privado (TUPs), em impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local”, analisa.
Hidrovias
O ministro Sílvio Costa Filho ressaltou que a entrega do EVTEA pela ATP dialoga com o momento atual da pasta de Portos e Aeroportos que, pela primeira vez na história, contará com uma secretaria nacional de hidrovias. “Trata-se de um momento importante para termos de fato um planejamento estratégico para o país na agenda hidroviária. Sabemos os benefícios que as hidrovias têm em relação à redução de custo operacional e um maior equilíbrio ambiental”, afirmou.
Segundo ele, os próximos passos após a entrega do estudo são realização de audiência pública, envio do projeto ao Tribunal de Contas da União, até a chegada da licitação. “O estudo da ATP é muito importante. A concessão da Barra Norte é uma oportunidade para aumento da competitividade da importação e exportação no mercado nacional e internacional”, analisa.
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