Cidades

Ministro prorroga investigação sobre Eduardo Cunha na Lava Jat

Teori Zavascki determinou que inquérito dure até o dia 29 de junho



 

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu prorrogar por mais dois meses as investigações sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dentro da Operação Lava Jato, por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. No despacho, ele determina que o inquérito sobre o deputado seja concluído até o dia 29 de junho, com a realização das diligências na apuração.

Cunha é suspeito de receber, junto com o PMDB, propina paga por empresas contratadas pela Petrobras. A suspeita surgiu da delação premiada do doleiro Alberto Youssef, que também relatou pressão do deputado sobre um empresário para retomar os pagamentos, através de requerimentos apresentados pela Câmara quando ele era líder do PMDB na Câmara, em 2011.

Eduardo Cunha nega qualquer envolvimento no caso, alegando que requerimentos não foram assinados nem propostos por ele e que não foi destinatário de recursos entregues no Rio de Janeiro por um dos empregados de Youssef.

No mesmo despacho que prorrogou o prazo do inquérito, Teori Zavascki, que é responsável pelos processos da Lava Jato no STF, determinou que tramite em “procedimento autônomo” um pedido do deputado para arquivar as investigações. Na prática, tal procedimento permite que o plenário do STF julgue esse pedido sem interromper o andamento das investigações em curso.


Deixe seu comentário


Publicidade