Cidades

Ministros negam doações ilegais da UTC e são convocados por Di

Eles teriam sido citados por empreiteiro investigado na Lava Jato.



 

A presidente Dilma Rousseff se reuniu com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva.

A reunião foi convocada pela presidente depois que os dois ministros divulgaram notas nas quais negam ter recebido doações ilegais do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, que teve acordo de delação premiada homologado pelo ministro de Teori Zavascki, relator do processo da Operação Lava Jato no STF. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também participou do encontro.

Preso pela Polícia Federal em uma das etapas da Lava Jato, Pessoa é apontado pelo Ministério Público como chefe do chamado “clube de empreiteiras”. Segundo as investigações da Lava Jato, o “clube” representava os interesses de empreiteiras no esquema de corrupção que desviou dinheiro da Petrobras. Ricardo Pessoa ficou preso por cerca de seis meses no Paraná e atualmente está em prisão domiciliar.

Na delação, Pessoa teria dito que doou dinheiro oriundo do esquema de corrupção para as campanhas de Mercadante em 2010 – quando ele concorreu ao governo de São Paulo pelo PT –, e da presidente Dilma Rousseff em 2014, da qual Edinho Silva participou como tesoureiro.

Por meio da assessoria, Mercadante afirmou desconhecer o conteúdo da delação de Ricardo Pessoa. O ministro confirmou que em 2010 sua campanha recebeu R$ 250 mil da UTC e outros R$ 250 mil da Constran Construções, do mesmo grupo, e que os valores constam da prestação de contas apresentada à Justiça Eleitoral.


Deixe seu comentário


Publicidade