Cidades

Mobilidade urbana entra na fase de asfaltamento nos bairros Pedrinhas e Marco Zero

Asfalto já chegou em 18 das 20 ruas que estão no planejamento do Governo do Estado, em Macapá. Serviços são executados pela Setrap.


As obras de mobilidade urbana do governo do estado chegaram aos bairros Pedrinhas e Marco Zero, incluindo a área do Seringal. Já foram feitos 3,2 quilômetros de terraplenagem, drenagem e pavimentação de ruas e avenidas. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap). Das 20 ruas previstas para receber o trabalho, 18 já foram asfaltadas.
O comerciante Diego Carvalho Sena, 32 anos, mora na Travessa Macacauba no bairro Pedrinhas, há 4 anos. Ele trabalha com a venda de açaí e conta que a chegada do asfalto, melhorou o acesso da clientela ao seu estabelecimento. “Antes, era só lama, poeira e buraco. Isso fazia com que as pessoas ficassem com receio de comprar o meu produto. Depois que o asfalto chegou, as vendas até aumentaram”, comemorou.

 

Ajax Santana Castilho, 42 anos, é outro comerciante que percebeu a melhoria no acesso das ruas que eram castigadas no inverno com a lama, e a poeira, no verão. “Com o asfalto na nossa rua, os clientes passaram a vir com mais frequência nos comércios”, destaca o autônomo que trabalha com venda de farinha e mora no bairro Pedrinhas há 27 anos.

 

As 18 vias asfaltadas nessa etapa foram: David Nunes de Lima, Lucimar Del Cartilho, Jorge Luiz Barata, Dr. Valter da Silva Pacheco e Samuel Trajano de Souza, Maria Marola Gato, Irmã Augusta, Alameda Primavera, Primeira do Seringal, Segunda do Seringal, Travessa 1 e 2 do Seringal, Rua David Nunes, Travessa David Nunes, Travessa Meridional, Travessa Macacauba, Travessa Jorge Luiz Barata, Passagem Equatorial e as margem direita e esquerda do Canal das Pedrinhas. A Alameda Viana é a única que ainda está em fase de conclusão. As obras devem ser concluídas ainda esse mês.

 

Mobilidade Urbana
A Setrap trabalha também com obras no bairro Renascer II, zona norte de Macapá, executando os serviços de limpeza e terraplanagem em 1,3 mil metros de ruas e avenidas. O serviço antecede a pavimentação, que começa em breve. A chegada do asfalto no bairro é um sonho antigo dos moradores.

 

Os serviços serão executados pela Setrap em sete ruas: Alameda Humanismo, Creta, Atenas, Esparta, Roma, Constantinopla e Mar Vermelho. Outro serviço que será executado pelo Governo do Estado é a instalação de manilhas (tubos de esgoto) nas avenidas Constantinopla, Bizâncio e Alameda Humanismo.

 

No bairro Buritizal, o governo do estado já iniciou a pavimentação da nova avenida 13 de Setembro, no perímetro entre a rua Minas Gerais e o Residencial Jardim Açucena. O projeto também prevê a duplicação da avenida, construção de ciclovia, passeio público, estacionamento e sinalização vertical e horizontal.

 

Na rodovia Duca Serra, AP 020, também está sendo executada a duplicação, que envolve serviços de terraplanagem, pavimentação, calçamento, meio-fio e sinalização horizontal e vertical.
Em outra frente, a Setrap atua na limpeza e terraplanagem do local onde será construída uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos, na zona norte de Macapá.

 

Além da capital, o governo do estado mantém serviços de mobilidade urbana nos municípios do interior do estado. Na região sul, as obras nas cidades de Laranjal do Jari e Vitória do Jari já estão na fase de raspagem e nivelamento das vias e revestimento primário.

 

Nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Calçoene e Itaubal o trabalho inclui recuperação das ruas, operação tapa buraco e revestimento primário.


Deixe seu comentário


Publicidade