Cidades

Mobilização busca investimentos para o laboratório de Farmácia da Unifap

O curso de Farmácia vem se destacando nacionalmente por suas pesquisas


A convite do universitário Ícaro Sarquis e de seu orientador de curso, professor Dr. Caio Pinho Fernandes, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) visitou o laboratório de Farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e constatou limitações estruturais e de incentivos para o desenvolvimento de pesquisas. Diante disso, iniciou uma mobilização de apoio parlamentar em busca de investimentos para o laboratório.

O experimento de Ícaro confirma, premiado no 14º Prêmio de Destaque do Ano na Iniciação Científica, em Belo Horizonte (MG), por produzir larvicida à base de óleo de sucupira para combater o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e o zika vírus.

Cristina foi recebida pela reitora da Unifap, Eliane Superti e equipe técnica. Ícaro apresentou a estrutura do laboratório, explicou como são elaborados os projetos científicos, em especial o produto de pesquisa premiado. “Este produto desenvolvido na Unifap é totalmente inovador e com pesquisa de ponta. Hoje temos a oportunidade de ter um produto genuinamente amapaense, estudado e elaborado por um amapaense”, salientou Ícaro.

Superti informou que sua equipe iniciou o levantamento dos equipamentos necessários e da estrutura física para a continuação deste e de outros projetos. “Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, temos todo esse material de produção, e o Ícaro prova isso com essa conquista. Agora imaginem se nós tivéssemos mais investimentos”, destacou. A deputada parabenizou, mais uma vez, Ícaro pela premiação e a condução de Superti na reitora, e falou de sua preocupação. “A gente acompanha os problemas que a universidade está passando e isso nos preocupa, porque a juventude que está aqui dentro é o futuro do nosso estado”, ressalta.

Nesta semana, com a volta das sessões deliberativas da Assembleia Legislativa do Amapá, Cristina também cedeu seu tempo regimental para Ícaro e a Profª Dra. Anna Eliza usarem a tribuna. Eles socializaram com os deputados, membros da Fecomércio e a sociedade civil a experiência, assim como pediram o apoio de todos para alavancar recursos para a instituição.

Para Cristina, a Ciência vem a somar com o desenvolvimento do Amapá. “É bom que as empresas saibam que temos experiências fantásticas, que podem culminar em produtos a serem comercializados com iniciativa do estado do Amapá”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade