Cidades

Moody’s rebaixa perspectiva da nota da Construtora Norberto Od

A agência de avaliação de risco Moody’s mudou a perspectiva da nota de crédito “Baa3”



 

A agência de avaliação de risco Moody’s mudou a perspectiva da nota de crédito “Baa3” da Construtora Norberto Odebrecht, empreiteira do grupo Odebrecht, para “negativa”, citando a deterioração dos fundamentos do setor de engenharia e construção no Brasil, devido ao escândalo de corrupção na Petrobras.

A agência destaca ainda as crescentes incertezas macroeconômicas no país, que podem levar a taxas de crescimento menores, maiores riscos de execução e pressões inesperadas de fluxo de caixa para a companhia no curto prazo.

Segundo a Moody’s, o rating “Baa3” da empreiteira – nível mais baixo do grau de investimento – reflete sua posição como a maior construtora da América Latina, beneficiando-se de uma posição de liderança em seus principais mercados, com políticas financeiras conservadoras.

Ao justificar a mudança de perspectiva para a nota, a agência lembra que a construtora, apesar de não ter executivos indiciados na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, foi temporariamente banida de futuros contratos com a Petrobras, ao lado de outras 22 empresas.

“A companhia se beneficia de ter uma baixa exposição à Petrobras, que representa menos de 1% de sua carteira de pedidos (ante 8% em 2011). No entanto, o grupo tem exposição adicional à Petrobras através de outras subsidiárias da Odebrecht”, dizem os analistas, que esperam que o avanço das investigações possam trazer suspensões, reestruturação ou atrasos de pagamentos em contratos existentes com a Petrobras, além de penalidades financeiras.


Deixe seu comentário


Publicidade