Cidades

Moradores da Baixada Pará têm dia de celebridade

Na passagem Santa Fé, será exibida mostra de dez filmes nos quais residentes do local são produtores, diretores e atores.


Douglas Lima – Da Redação

 

“Existem muitas diferenças entre o asfalto e a ponte, mas é certo que assim como no asfalto na baixada há muitos talentos, só faltando dar protagonismo a eles para que seus valores aflorem”. A análise é do ator e diretor Thomé Azevedo, feita na manhã desta sexta-feira, 29, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), a propósito da performance de moradores da Baixada Pará em filmes nos quais eles mesmos foram produtores, diretores e atores.

Os filmes, em número de dez, são exibidos hoje, a partir das 17h30min, na passagem Santa Fé, na Baixada Pará, na mostra ‘Curta Baixada Pará em 1 Minuto’, em sessão única para toda aquela comunidade, com entrada franca, informou Thomé Azevedo, acrescentando que os protagonistas, na ocasião, irão relatar um pouco da experiência inédita que tiveram em estrelar no cinema.

A mostra faz parte do projeto ‘Colorindo o Futuro – Baixada Pará’, de autoria do Ministério Público do Amapá (MP-AP), executado pelas promotorias de meio ambiente e de urbanismo e pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caop/AMB). O objetivo central do projeto é incentivar práticas positivas na comunidade, fazer com que insiram em suas rotinas a preservação do meio ambiente e do lugar onde vivem, que precisa ser cuidada para continuar a cumprir a função ambiental.

A exibição dos filmes é a etapa em que são trabalhadas a valorização da história e melhoria da autoestima dos moradores. A situação do lixo, da água, os conflitos sociais, as esperanças, acessibilidade e sonhos de quem mora na Baixada Pará contados em minutos são os enredos das películas.

O promotor de justiça do meio ambiente, Marcelo Moreira, que também esteve no programa LuizMeloEntrevista, lembrou que o projeto Colorindo o Futuro começou com uma visita para conhecer um trabalho de educação ambiental feito por um educador e artista da Baixada Pará, que foi a porta de entrada para o Ministério Público.

Em conversa com as pessoas da baixada, aos poucos o outro lado do local foi sendo descoberto. E então foi decidida a criação de um projeto piloto, tendo a conscientização ambiental como base. “Mas para quem mora em uma área com conflitos sociais e econômicos as prioridades são outras, e buscamos parcerias para que as ações necessárias e urgentes fossem executadas, até chegarmos neste momento de êxito, que é vê-los se tornarem protagonistas de suas próprias histórias”, concluiu o promotor Marcelo Moreira.

A primeira ação do projeto – limpeza – aconteceu em parceria com a Prefeitura de Macapá (PMM); em seguida foram promovidas as capacitações nas áreas de produção de alimentos, hidráulica, carpintaria, fotografia e edição de vídeo, em parceria com o Sesi-Senai e Prodap. O Sesi-Senai levou também atendimentos de saúde, com apoio do Exército e Guarda Ambiental.

Em agosto foi realizada a Oficina de Audiovisual, onde os filmes foram produzidos. Nesta semana, o projeto intensificou as atividades de educação ambiental e incentivo à geração de renda, e está promovendo seis oficinas de reciclagem, para aproveitamento de resíduos que são jogados no lixo, mas que podem ser reutilizados e virar alternativa de renda evitando a poluição de vias e área de ressaca.


Deixe seu comentário


Publicidade