Cidades

Morre o desembargador Eduardo Contreras, do Tribunal de Justiça do Amapá

No começo deste mês ele sofreu AVC e foi operado no Hospital São Camilo


Faleceu na tarde desta terça-feira (26) o desembargador Eduardo Contreras, corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). No começo deste mês ele teve um acidente vascular cerebral e passou por delicada cirurgia no Hospital São Camilo, onde permanecia internado.

 

Eduardo Freire Contreras ascendeu ao cargo de desembargador em setembro de 2018, pelo critério de antiguidade. Ele preencheu a vacância deixada com a aposentadoria voluntária do desembargador César Augusto Souza Pereira, em agosto daquele ano. Natural de São Paulo – SP, Eduardo Contreras tinha 71 anos de idade, era casado com a amapaense Elizabeth Rosa de Paiva e pai de Eduardo Marcelo Margutti Contreras e Mariana Margutti Contreras.

Juiz de carreira, que por quase 30 anos vinha cumprindo sua atuação como magistrado no Amapá, Contreras era conhecido pelo equilíbrio, erudição e gentileza.

 

Eduardo Contreras chegou ao Amapá em 1984, onde passou a advogar em escritório próprio. Foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Amapá, tendo ocupado o cargo de conselheiro federal. Aprovado no primeiro concurso da magistratura amapaense, em 1991, contou com uma carreira de 27 anos como juiz. Ele foi aprovado em 12º lugar no concurso da magistratura em 1991.

“Fui um daqueles que contribuíram para a solidificação da Justiça do Amapá, desde aqueles primeiros dias muito difíceis, quando começamos do zero a organizar o Poder Judiciário. Embora tenha sido designado para uma vara criminal, eu ajudava informalmente nas varas cíveis e no Tribunal do Júri”, relatou Contreras durante sua posse como desembargador, em setembro de 2018.


Deixe seu comentário


Publicidade