Motoristas e cobradores de ônibus grevam e população passa horas aguardando transporte
Moradores da zona norte relataram maior dificuldade para chegar ao centro de Macapá.

Railana Pantoja
Da Redação
Usuários do transporte coletivo relatam na manhã desta quinta-feira (7) demora e falta de ônibus na capital. O motivo é a greve anunciada pelos motoristas e cobradores das empresas Capital Morena e Amazontur. Os trabalhadores alegam atraso de salário, além da falta de pagamento de benefícios e direitos, como o FGTS.

“Estamos desde dezembro do ano passado tentando receber nosso salário no quinto dia útil do mês, o que está no nosso acordo coletivo, mas não vem sendo cumprido. Nosso plano de saúde também está em desuso, até agora a empresa não colocou para funcionar e a gente está adoecendo enquanto trabalha pra empresa”, lamentou Cristiano Souza, presidente do SINCOTTRAP – Sindicato dos Condutores de Veículos e Trabalhadores das Empresas de Transportes Todoviários de Passageiros do Estado do Amapá.
As duas empresas atendem bairros das zonas norte, sul e leste. Segundo o Sindicato, 70% dos veículos das duas empresas não sairão da garagem por tempo indeterminado, até que ocorra novo diálogo com os empresários.
Com a greve, os usuários que dependem do transporte coletivo passam horas nos pontos de ônibus e reclamam dos atrasos para chegar ao trabalho ou escola.
Em nota conjunta, as empresas informaram que “em diversas oportunidades chamou o sindicato para conversar sobre as demandas por eles colocadas, porém as partes não chegaram em uma convergência e de forma arbitrária o sindicato se posicionou em movimento grevista, prejudicando a população”.
A nota diz ainda que “como nosso compromisso é atender a população oferecendo um serviço de qualidade, através de uma frota que traga conforto, segurança e acessibilidade, viabilizamos 70% de nossa frota circulando normalmente e mais uma vez sentaremos com representantes do sindicato e dos empregados para dialogarmos e buscarmos um consenso”.
Deixe seu comentário
Publicidade


