Cidades

Movimentação de passageiros tem alta de 9,4% no Aeroporto de Macapá em 2019

Foram 597.593 embarques e desembarques, 9,4% a mais que os 546.030 viajantes registrados em 2018.


O Aeroporto Internacional de Macapá/Alberto Alcolumbre (AP) encerrou 2019 com alta na movimentação de passageiros. Foram 597.593 embarques e desembarques, 9,4% a mais que os 546.030 viajantes registrados em 2018. No período, o terminal contabilizou 7.916 operações de pousos e decolagens.

O superintendente do aeroporto, Ezequiel Gomes dos Santos, explica que este foi o melhor resultado desde 2015 e atribui o saldo positivo na movimentação de passageiros, entre outros fatores, às novas instalações, entregues pela Infraero em 2019. “O Aeroporto de Macapá é o único no Amapá a operar voos comerciais regulares. E no ano passado, a Infraero entregou um terminal com instalações modernas, o que consolidou o aeroporto como a principal porta de entrada do no estado”, afirmou.

“Estamos sempre em busca de novos voos e novas opções de comercio aos frequentadores do nosso terminal. Além disso, com o aquecimento da economia, a nossa expectativa é de um novo incremento no fluxo de passageiros”, acrescentou.

O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá foi inaugurado em abril do ano passado. Com a conclusão das obras, que receberam investimentos de R$ 166,4 milhões, os passageiros e operadores aéreos passaram a ter melhores níveis de serviço, atendimento, conforto e segurança.

As instalações contam com o que há de mais moderno em infraestrutura, conforto, tecnologia e segurança. Com área de 27,2 mil m², o terminal agora pode receber 5 milhões de passageiros por ano, duas vezes mais que a capacidade antiga. Além disso, dispõe de 25 balcões de check-in, seis escadas rolantes, 13 elevadores e três esteiras de restituição de bagagem.

Atualmente, o aeroporto conta com operações das companhias aéreas Gol, Latam e Azul, que ligam a cidade a Belém (PA) e a Brasília (DF).

Aeroporto sustentável
O consumo responsável dos recursos naturais é uma das principais características do aeroporto, que conta com iluminação natural e sistema automatizado de lâmpadas de LED, o que permite uma economia de energia de 50% em relação ao antigo terminal.

Nos recursos hídricos, a cobertura do novo terminal faz a captação água da chuva, que serve para atividades de irrigação e limpeza, preservado os recursos naturais e reduzindo custos com tratamento e abastecimento de água.

Outra solução é o separador de água e óleo no sistema de drenagem do pátio de aeronaves, o que faz com que os resíduos dos equipamentos das empresas aéreas sejam filtrados e evitem a poluição do entorno do aeroporto.


Deixe seu comentário


Publicidade