MP-AP celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente
Programação inclui, entre outros pontos, lançamento do Dicionário Socioambiental do Amapá e Rodada de Diálogo

Douglas Lima
Da Redação
O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Macapá (Prodemac), lançou na manhã desta quarta-feira, 5, a campanha ‘Meio ambiente: cuidar é dever de todos”, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972.
Para falar sobre o assunto, o promotor de justiça do meio ambiente, Marcelo Moreira, participou do programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), pela manhã, sintetizando que a programação do MP-AP a respeito do meio ambiente foi aberta segunda-feira, 3, prosseguindo até hoje.
A programação inclui o lançamento do Dicionário Socioambiental do Amapá e roda de diálogo para troca de experiências com alunos da rede municipal de ensino.
Houve a Rodada de Negociação Ambiental para atendimento na Prodemac com o objetivo de dar celeridade aos procedimentos que estão judicializados, ou não, para que sejam encaminhados, solucionados e arquivados. Os causadores de danos ambientais tiveram até esta terça-feira, 4, para procurar a Promotoria de Meio Ambiente.
Neste dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Sala de Reuniões da Promotoria, é apresentado e disponibilizado o Dicionário Socioambiental do Amapá, produzido no MP-AP, organizado pelo engenheiro florestal Alcione Cavalcante. Com mais de 350 verbetes e expressões usadas no tratamento das questões ambientais, a publicação simplifica a linguagem técnica mais utilizada no Amapá, com base na legislação ambiental do estado e municípios, com o objetivo de facilitar a compreensão de terminologias por parte de profissionais e acadêmicos.
Alunos do 5º ano e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal ‘Lúcia Deniur’ estiveram no auditório do Complexo Cidadão da Zona Norte do MP-AP para a Roda de Diálogo sobre iniciativas de educação ambiental para preservação do planeta.
O promotor Marcelo Moreira e assessores técnicos da Prodemac trocar experiências e informações para engrandecer os projetos. Os estudantes iniciaram jardinagem no pátio da escola, usando vasos pneus descartados nas borracharias da proximidade e utensílios achados no lixo, como panelas e capacetes. O
Após a Roda de Diálogo, alunos e professores fizeram visita monitorada na exposição Unidades de Conservação, instalada na recepção da Promotoria de Meio Ambiente, com informações e imagens das UCs do Amapá, suas particularidades e belezas.
Deixe seu comentário
Publicidade
