MP-AP inicia campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio
Se precisar de ajuda, ligue para o 188 (CVV)

O Ministério Público do Amapá deu início, na Expofeira, às ações relacionadas ao Setembro Amarelo, que alerta sobre os cuidados com a saúde mental. O estado possui índices alarmantes em relação ao suicídio: no Amapá, jovens de 15 a 19 anos cometem mais suicídio do que no restante do país.
“Somos três vezes mais que a média nacional, desde a pandemia não conseguimos baixar esses índices, e todos os órgãos trabalham este tema com profundidade, então, algo está acontecendo e não conseguimos redução. Nós precisamos falar sobre saúde mental, pois as pessoas não têm a menor ideia de como lidar com esses assuntos sensíveis”, disse Weber Penafort, promotor de Justiça.
O promotor ressalta que é necessário trabalhar o tratamento da pessoa, mas, também, orientar a família sobre como agir quando se deparar com algum parente que esteja precisando de ajuda.
“Os familiares precisam retirar de perto tudo aquilo que possa ser usado contra a própria pessoa, e acompanhar de perto cada passo, se for preciso. E, imediatamente, precisam acionar o atendimento profissional especializado”, orientou.
O MP desenvolve o trabalho de acompanhamento de todas as unidades que prestam atendimento psicossocial , para verificar se há necessidade de alguma ajuda, seja na parte de infraestrutura, seja com profissionais.
Se você precisar de ajuda, busque o CAPS mais próximo ou ligue 188 (Centro de Valorização da Vida).
Deixe seu comentário
Publicidade


