MP-AP lança projeto “Prevenção à Corrupção MP vai à Escola”, em educandário da zona norte de Macapá
A comitiva do projeto visitou 10 unidades de ensino de Macapá e Santana para promover palestras relacionadas à corrupção.

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) lançou nesta quinta-feira (23), na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leoves Texeira, localizada no bairro renascer, o projeto “Prevenção à Corrupção MP vai à Escola”. A iniciativa visa promover a conscientização nos estudantes sobre a importância de não praticar ações que envolvam a corrupção.
O procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Alves, esteve no educandário acompanhado do promotor de Justiça Ricardo Crispino, servidores do Laboratório de Tecnologia e Combate à Lavagem de Dinheiro (LAB/MP-AP) e assessores técnicos do órgão ministerial. A comitiva do MP-AP palestrou para os estudantes e enfatizou aos alunos a importância de bem proceder e seguir o caminho da honestidade. Na ocasião, os estudantes fizeram uma apresentação de dança em sinal de boas-vindas à equipe do órgão ministerial.
A diretora do educandário, Keyla Cristina, pontuou a relevância dos estudantes estarem recebendo a visita do órgão ministerial.
“Temos a honra de receber esse projeto de extrema importância na nossa escola. Estamos formando cidadãos e nossa pretensão é educarmos crianças com pensamento crítico, que sejam pessoas de bem e que aprendam a combater a corrupção desde cedo. Aqui é o melhor lugar para fazermos isso. Sejam todos muito bem-vindos, membros e servidores do MP-AP, precisamos prestar muita atenção no que será dito, porque esse tema é da maior relevância para as nossas vidas”, manifestou.
Durante o evento, a comitiva do MP-AP exibiu um vídeo sobre o tema, intitulado “A fábula da corrupção”. O curta-metragem exemplifica os impactos que corrupção causa na sociedade.
O promotor de Justiça Ricardo Crispino falou um pouco da sua experiência no âmbito eleitoral, aos alunos.
“As crianças de hoje são eleitores do futuro. Eles terão o poder de escolher representantes comprometidos com a coisa pública. Por isso é essencial a conscientização da juventude para melhorar o Brasil de amanhã”, salientou o membro do MP-AP.
Por sua vez, o PGJ explanou sobre os malefícios das práticas corruptivas que afetam o cotidiano da população, e lembrou aos estudantes presentes para não efetuarem atividades que venham prejudicar próximo.
“Hoje em dia, o país está contaminado. Quando assistimos o noticiário, a corrupção domina os assuntos abordados. Nós queremos mudar essa realidade do nosso país. E é por isso que estamos aqui. Se não tem merenda nas escolas, falta asfalto nas ruas, pontes não construídas, todos esses problemas são fruto de dinheiro público desviado para contas de políticos e administradores corruptos. É nosso dever zelar pelo bem público, mas também fomentar a cidadania. Com este projeto pretendemos reforçar o valor da honestidade entre os jovens”, pontuou Márcio Alves.
MP vai à Escola
A comitiva do projeto visitou 10 unidades de ensino de Macapá e Santana para promover palestras relacionadas à corrupção. Em junho de 2018, iniciou a fase de capacitação do corpo técnico das escolas, realizada no terraço da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco. A qualificação consistiu na formação teórico-metodológica para gestores, técnicos e professores é instrumentalizar esses profissionais sobre os conceitos e temas relativos à prevenção da corrupção (cultura, sociabilidade, valores, ética e cidadania), visando a introdução dessas temáticas nos componentes curriculares ministrados por eles.
Deixe seu comentário
Publicidade



